Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16685
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AndreiaMartinsDaSilva_tcc.pdf484,49 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorSilva, Andréia Martins da-
dc.identifier.citationSILVA, Andréia Martins da. Função do coordenador como agenciador da cidadania e qualidade de ensino na escola: percepções dos coordenadores, professores e alunos das escolas públicas de Sobradinho-DF. 2015. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia é o resultado de um estudo sobre a função do coordenador como agenciador da cidadania e qualidade de ensino na escola. Veremos inicialmente as relações pedagógicas e o papel dos atores: escola, coordenador, professor e aluno. Em seguida, compreenderemos as funções do coordenador pedagógico e suas ações necessárias à efetivação do direito à educação com qualidade e à promoção da coletividade, da cidadania. Esse trabalho se caracteriza como uma construção de um percurso de pesquisa permeado pela abordagem qualitativa associada à quantitativa, por meio de observação participativa, conversas, entrevistas e aplicação de questionários. Por fim, será discutida a necessidade de harmonizar papeis e responsabilidades não só entre coordenadores dentro da escola, mas coordenadores - Secretaria de Educação, coordenadores - professores; coordenadores - gestores, coordenadores - alunos, coordenadores - pais de alunos, coordenadores - comunidade, visando ampliar a qualidade de ensino em si, das relações, da construção do conhecimento, e instituindo a cidadania, tendo em vista que seja respeitado o direito de cada indivíduo e assegurado o bem comum.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicospt_BR
dc.subject.keywordQualidade (Educação)pt_BR
dc.subject.keywordCidadaniapt_BR
dc.titleFunção do coordenador como agenciador da cidadania e qualidade de ensino na escola : percepções dos coordenadores, professores e alunos das escolas públicas de Sobradinho-DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-04-24T16:59:48Z-
dc.date.available2017-04-24T16:59:48Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16685-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons