Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16684
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AndreMagalhaesMedeiros_tcc.pdf323,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso de filmes e mídias correlatas (TIC´s) no ensino dos conteúdos de história nos 7º anos do ensino fundamental do CEF 04 – Paranoá
Autor(es): Medeiros, André Magalhães
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Coorientador(es): Santos, Janaína de Araújo Teixeira
Assunto: Tecnologia na educação
Ensino - meios auxiliares
História - estudo e ensino
Tecnologia da informação e comunicação
Filmes - uso na educação
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 24-Abr-2017
Referência: MEDEIROS, André Magalhães. Uso de filmes e mídias correlatas (TIC´s) no ensino dos conteúdos de história nos 7º anos do ensino fundamental do CEF 04 – Paranoá. 2015. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho de pesquisa trata da utilização das tecnologias de informação e comunicação aplicadas nas aulas de história dos 7º anos do Centro de Ensino Fundamental 04 da região administrativa do Paranoá no Distrito Federal. Primeiramente traz de maneira didática, uma explanação sobre o que são as TICs, descreve como as TICs são definidas por alguns autores e como esses veem sua utilização no ambiente escolar. Os objetivos desse estudo foram avaliar e descrever como os alunos reagiram e se sentiram em aulas sem a utilização das TICs e em aulas com a utilização das TICs. As TICs foram introduzidas através da utilização de computadores, datashow e caixas de som que permitiram a utilização de vídeos, imagens, fotos, internet e filmes durante as aulas. A didática antes tradicional tomou uma nova roupagem, mais interativa o que caracterizou o objeto de estudo: as aulas de história com a utilização das TICs. A pesquisa foi desenvolvida no ambiente escolar, após aulas interativas tere sido ministradas, um pequeno grupo de alunos dos 7º anos da unidade escolar foram selecionados, um questionário contendo perguntas abertas e fechadas foi aplicado para a obtenção de dados quantitativos e qualitativos a respeito da utilização das TICs em sala de aula. Os dados coletados foram tabulados, interpretados e as conclusões foram coerentes com as hipóteses levantadas de que as TICs auxiliam a aproximação dos conteúdos de história da realidade dos alunos, fazendo com a tecnologia sirva de ponte entre o passado e o presente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons