Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16677
Título: | O uso do celular nas aulas de arte |
Autor(es): | Bordone, Rita de Cácia |
Orientador(es): | Cordeiro, Marisa Araújo |
Assunto: | Arte e tecnologia Tecnologia na educação Dispositivos móveis Artes visuais - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 24-Abr-2017 |
Referência: | BORDONE, Rita de Cácia. O uso do celular nas aulas de arte. 2015. 28 f., il. Trabalho de conclusão do curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema “O uso do celular nas aulas de arte” e propõe procurar respostas ao questionamento: como o celular pode ser utilizado didaticamente nas aulas de artes visuais? Existem leis governamentais proibindo o uso do aparelho pelos alunos. Assim, professor e aluno não entram em acordo. O professor quer mostrar no quadro o seu conteúdo e o aluno quer ver na tela do seu celular mensagens, imagens e movimentos. Diante deste conflito surgiu a necessidade desta pesquisa com a intenção de verificar se o aparelho celular, com as suas tecnologias, pode oportunizar aprendizagem mais significativa e atraente para alunos que estão cada vez mais interessados na informatização. A pesquisa foi realizada nas Escolas Estaduais Caetana America de Menezes e Escola Estadual Nilza Luzia Butta no município de Ipatinga-MG, com característica distintas conforme descritas em seus PPP- Projeto Político Pedagógicos. Na parte prática da pesquisa foram realizadas atividades usando o celular com editor de imagens para que os alunos realizassem interferências em imagens de obras artísticas, o objetivo principal da pesquisa foi de investigar uso de mídias móveis na aplicação do conteúdo de artes visuais em sala de aula, identificando junto aos alunos a sua habilidade com o uso do editor de imagens. Usar desta ferramenta nas aulas de arte proporcionou interesse, participação e muita criatividade e o resultado positivo apresentado ao final da pesquisa nos direciona ao uso do celular como mais uma possibilidade na aplicação dos conteúdos de arte nas salas de aulas. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão do curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons