Título: | O sentido da avaliação para as aprendizagens dos alunos : na prática avaliativa dos professores |
Autor(es): | Araújo, Adriana Viríssimo |
Orientador(es): | Silva, Edileuza Fernandes da |
Coorientador(es): | Oliveira, Rose Meire da Silva e |
Assunto: | Avaliação educacional Ensino fundamental |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 24-Abr-2017 |
Referência: | ARAÚJO, Adriana Viríssimo. O sentido da avaliação para as aprendizagens dos alunos: na prática avaliativa dos professores. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esta pesquisa qualitativa é resultado de uma investigação cujo objetivo geral foi
compreender o sentido da avaliação para as aprendizagens dos alunos, na prática
avaliativa de duas professoras, que atuam em uma turma de 9º ano do Ensino
Fundamentalem uma escola da rede pública do Distrito Federal. O estudo de caso
teve como principal aporte teórico os estudiosos Luckesi e Hoffmann, além de
alguns documentos oficiais da SEEDF. Para contemplar os objetivos e responder o
problema desta pesquisa foi aplicado questionário e realizadaentrevista. Constatouse
por meio dos resultados da pesquisa, que avaliar a aprendizagem é uma prática
complexa, devido ao fato da quantificação do aprendizado prevalecer. Porém, notouse
uma preocupação dos sujeitos envolvidos em romper com as práticas
classificatórias da avaliação, para uma prática verdadeiramente formativa, mas não
sabem como transformar isso em “nota”, por isso continuam praticando a avaliação
da aprendizagem, tendo como principais instrumentos avaliativos, trabalhos e provas
escritos numa concepção classificatória da avaliação. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|