Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16675
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AdrianaVirissimoAraujo_tcc.pdf200,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O sentido da avaliação para as aprendizagens dos alunos : na prática avaliativa dos professores
Autor(es): Araújo, Adriana Viríssimo
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Oliveira, Rose Meire da Silva e
Assunto: Avaliação educacional
Ensino fundamental
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 24-Abr-2017
Referência: ARAÚJO, Adriana Viríssimo. O sentido da avaliação para as aprendizagens dos alunos: na prática avaliativa dos professores. 2015. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa qualitativa é resultado de uma investigação cujo objetivo geral foi compreender o sentido da avaliação para as aprendizagens dos alunos, na prática avaliativa de duas professoras, que atuam em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamentalem uma escola da rede pública do Distrito Federal. O estudo de caso teve como principal aporte teórico os estudiosos Luckesi e Hoffmann, além de alguns documentos oficiais da SEEDF. Para contemplar os objetivos e responder o problema desta pesquisa foi aplicado questionário e realizadaentrevista. Constatouse por meio dos resultados da pesquisa, que avaliar a aprendizagem é uma prática complexa, devido ao fato da quantificação do aprendizado prevalecer. Porém, notouse uma preocupação dos sujeitos envolvidos em romper com as práticas classificatórias da avaliação, para uma prática verdadeiramente formativa, mas não sabem como transformar isso em “nota”, por isso continuam praticando a avaliação da aprendizagem, tendo como principais instrumentos avaliativos, trabalhos e provas escritos numa concepção classificatória da avaliação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons