Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16665
Título: | A utilização de filmes em sala de aula por parte dos professores do 5º ano da Escola Classe 206 de Santa Maria e seus objetivos |
Autor(es): | Sena, Ana Cristina Prado Santana de |
Orientador(es): | Barrenechea, Cristina Azra |
Coorientador(es): | Letti, Mariana Marlière |
Assunto: | Tecnologia na educação Ensino - meios auxiliares Filmes - uso na educação Interpretação de textos |
Data de apresentação: | 19-Dez-2015 |
Data de publicação: | 24-Abr-2017 |
Referência: | SENA, Ana Cristina Prado Santana de. A utilização de filmes em sala de aula por parte dos professores do 5º ano da Escola Classe 206 de Santa Maria e seus objetivos. 2015. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Com a evolução da tecnologia e o acesso mais fácil a todo tipo de mídia, se faz necessário o estudo da mídia na educação, desde os anos iniciais de escolaridade, para incentivar as crianças e adolescentes a fazerem a leitura e interpretação de textos de mídia, tornando-os mais atentos e críticos a tudo aquilo que assistem e leêm. Nada melhor do que o uso do filme em sala de aula para realizar esse estudo. O objetivo dessa pesquisa era verificar se os professores do 5º ano da EC 206 estão incentivando seus alunos a fazerem leituras e interpretações dos textos de mídia quando utilizam filmes em suas aulas. Para isso, foi elaborado um questionário (com questões abertas e fechadas) e entregue para nove professores e duas coordenadoras da respectiva escola. Analisando todos os dados foi possível constatar que apesar da maioria dos professores do 5º ano fazerem este trabalho em sala de aula, o fazem mensalmente, tempo insuficiente para formar alunos críticos, não sendo tão influenciáveis e aptos a repassarem esse conhecimento para suas famílias. Conclui-se também a necessidade da inserção do estudo da Midia na Educação no currículo nacional de educação e o encajamento de todos os educadores para que isso ocorra. Enquanto isso, nós como educadores não devemos fechar os olhos para a grande influência que a mídia tem sobre as crianças/adolescentes. Precisamos fazer a nossa parte, trabalhando o senso crítico de nossos educandos e conscientizando pais/responsáveis sobre a importância de se filtrar aquilo que seus filhos estão assintindo e sob quais influências estão sofrendo. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons