Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16662
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AnaJucielmaSantosDaSilva_tcc.pdf996,5 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Edileuza Fernandes da-
dc.contributor.authorSilva, Ana Jucielma Santos da-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Jucielma Santos da. O uso da prova no bloco inicial de alfabetização. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo refere-se a uma pesquisa realizada em 2015, desenvolvida em uma turma do 3º ano do Bloco Inicial de Alfabetização de uma escola da Rede Pública do Distrito Federal. Teve como objetivo Geral analisar o uso que a professora faz do resultado da prova para avaliar a aprendizagem dos alunos. Os objetivos específicos foram: refletir acerca da concepção de avaliação que embasa a prática pedagógica da professora; acompanhar e analisar a elaboração, a aplicação e a correção das provas; e compreender de que forma o professor utiliza os resultados da prova para avaliar a aprendizagem do aluno. Por meio de estudo de caso, com a observação da coordenação pedagógica e das aulas ministradas pela professora interlocutora, a análise documental e a entrevista, os resultados obtidos revelaram que a concepção avaliativa não se concretiza em sala de aula, embora a professora afirme realizar a avaliação formativa, com foco nas aprendizagens dos alunos, sendo a prova apenas um instrumento a mais para avaliar. Assim, o estudo aponta para a necessidade de práticas avaliativas que realmente acompanhem o aluno em seu processo de aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleO uso da prova no bloco inicial de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-04-24T12:05:04Z-
dc.date.available2017-04-24T12:05:04Z-
dc.date.submitted2015-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16662-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoOliveira, Rose Meire da Silva e-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons