Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16661
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CarineDeAndradeSilva_tcc.pdf539,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação ambiental no currículo de Geografia do 6º ano do ensino fundamental do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Carine de Andrade
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Coorientador(es): Silva, Lucilene Costa e
Assunto: Coordenação pedagógica
Geografia (Ensino fundamental)
Educação ambiental
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 24-Abr-2017
Referência: SILVA, Carine de Andrade. Educação ambiental no currículo de Geografia do 6º ano do ensino fundamental do Distrito Federal. 2015. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho objetiva analisar de que maneira a educação ambiental está inserida no currículo de Geografia do 6ºano do ensino fundamental do Distrito Federal, a partir do Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal. Foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso de abordagem qualitativa, tendo como sujeitos cinco coordenadores pedagógicos de uma escola da rede pública de ensino localizada na Ceilândia, no Distrito Federal. O instrumento utilizado foi o questionário, composto por doze questões discursivas sobre coordenação pedagógica, currículo e educação ambiental. Foi possível concluir que apesar de o Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal afirmar que as soluções ambientais estão nas atitudes individuais/locais e definir que um dos objetivos do ensino de Geografia no 6º ano do ensino fundamental é fazer com que o aluno compreenda seu lugar e as interações em seu espaço de vivência, ele prioriza a escala global em detrimento da local. Já as coordenações pedagógicas, embora haja um entendimento de que o trabalho coletivo é necessário e através dele seja possível aperfeiçoar o processo pedagógico, ainda não é uma realidade. Desse modo, trabalhar temas transversais e educação ambiental, torna-se uma tarefa difícil, pois são conhecimentos que não são dominados por todos os professores, logo precisam ser discutidos coletivamente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons