Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16660
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CatiaSolangeLopes_tcc.pdf653,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A formação continuada dos professores de Educação Infantil atuando na Escola Classe
Autor(es): Lopes, Cátia Solange
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Linhares, Vânia Leila de Castro Nogueira
Assunto: Professores - formação continuada
Educação de crianças
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 24-Abr-2017
Referência: LOPES, Cátia Solange. A formação continuada dos professores de Educação Infantil atuando na Escola Classe. 2015. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivos analisar a formação continuada da professora de educação infantil atuando na escola classe no espaço e tempo da coordenação pedagógica; identificar aspectos da formação que contribuem no trabalho docente da professora como também analisar a forma de interação da professora pesquisada com as crianças e os pais de seus alunos. Utilizando a metodologia de estudo de caso e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados realizou-se um estudo de análise qualitativa das falas da interlocutora considerando o contexto específico da instituição e as propostas de organização e formação oferecidas pela escola. Percebeu-se por tanto que a professora é detentora de conhecimentos, saberes e experiência na sua área de atuação, apaixonada pela educação infantil e que busca incansavelmente especializar-se nessa etapa de ensino. Em contrapartida fica claro a deficiência da escola no que diz respeito à formação continuada dos professores de Educação Infantil nas coordenações pedagógicas na escola. A interlocutora percebe uma ausência de reflexão sobre a prática docente e a necessidade da construção dessa proposta de formação continuada que atenda todos os níveis de ensino contemplados pela instituição.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons