Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | - |
dc.contributor.author | Lacerda, Cláudia Lucas de | - |
dc.identifier.citation | LACERDA, Cláudia Lucas de. O coordenador pedagógico como intermediador de conflitos disciplinares no ambiente escolar. 2015. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo determinar o papel do coordenador frente aos
conflitos disciplinares que ocorrem na escola. O coordenador pedagógico, muitas
vezes, encontra-se envolvido em múltiplas atividades na escola, perdendo o foco do
seu trabalho, que é o pedagógico. Para fundamentar esta pesquisa, foram utilizados
os referenciais teóricos de vários autores, tais como La Taille (1994), Pedro-Silva
(2014), Vasconcellos (2009) e Parrat-Dayan (2008). Na metodologia, optou-se por
um estudo qualitativo, exploratório e descritivo. Os dados da pesquisa foram
coletados através de questionários fechados para os alunos e questionários
semiabertos para os professores, coordenadores e gestoras. Alguns dados apontam
que o papel do coordenador não está bem definido dentro da escola, que os
professores têm sofrido com os problemas disciplinares, que existem alunos
usuários de drogas, sendo que a maioria dos professores tem conhecimento desse
fato, mas alguns professores o desconhecem, o que pode traduzir em falta de
comunicação. Com este trabalho, chega-se à conclusão de que a função do
coordenador deve ser repensada, principalmente no que diz respeito às questões
disciplinares; e, ainda, que os professores precisam do coordenador pedagógico
como parceiro, alguém que os ouça e que, juntos, encontrem soluções para diminuir
os problemas disciplinares no âmbito escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coordenadores pedagógicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes - indisciplina | pt_BR |
dc.title | O coordenador pedagógico como intermediador de conflitos disciplinares no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-19T14:55:13Z | - |
dc.date.available | 2017-04-19T14:55:13Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16657 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Nascimento, Juscelino Francisco do | - |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|