Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | - |
dc.contributor.author | Silva, Adelena Rodrigues de Oliveira da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Adelena Rodrigues de Oliveira da. Coordenação pedagógica e sua relação com os determinantes da violência e indisciplina na escola. 2015. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem por objetivo analisar como o coordenador pode ajudar o professor e a gestão da escola a resolver o problema de indisciplina e conflito entre alunos e quais são as suas dificuldades em respeitar as regras e normas da escola. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa, na qual foi aplicado questionário para os alunos dos 5º ano e para as professoras regentes da escola com vistas à coleta de dados. Para o referencial teórico, utilizei, entre outros, Godoy (1995), Aquino (1998), Parrat-Dayan (2008) e Tiba (1996). Os resultados alcançados foram animadores e, por meio deles, foi possível perceber que, na escola em que a pesquisa foi feita, são poucos os alunos que não entendem ou não conseguem cumprir as regras e que as professoras buscam ajuda junto à coordenação pedagógica no sentido de se sentirem apoiadas, uma vez que a coordenação deve trabalhar para ser um elo entre todos os atores da escola, buscando que o ambiente escolar seja agradável, prazeroso e apto para o estudo e a aprendizagem. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coordenadores pedagógicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes - indisciplina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.title | Coordenação pedagógica e sua relação com os determinantes da violência e indisciplina na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-19T12:24:29Z | - |
dc.date.available | 2017-04-19T12:24:29Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16644 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Nascimento, Juscelino Francisco do | - |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|