Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16644
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AdelenaRodriguesDaSilva_tcc.pdf530,92 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Liliane Campos-
dc.contributor.authorSilva, Adelena Rodrigues de Oliveira da-
dc.identifier.citationSILVA, Adelena Rodrigues de Oliveira da. Coordenação pedagógica e sua relação com os determinantes da violência e indisciplina na escola. 2015. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem por objetivo analisar como o coordenador pode ajudar o professor e a gestão da escola a resolver o problema de indisciplina e conflito entre alunos e quais são as suas dificuldades em respeitar as regras e normas da escola. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa, na qual foi aplicado questionário para os alunos dos 5º ano e para as professoras regentes da escola com vistas à coleta de dados. Para o referencial teórico, utilizei, entre outros, Godoy (1995), Aquino (1998), Parrat-Dayan (2008) e Tiba (1996). Os resultados alcançados foram animadores e, por meio deles, foi possível perceber que, na escola em que a pesquisa foi feita, são poucos os alunos que não entendem ou não conseguem cumprir as regras e que as professoras buscam ajuda junto à coordenação pedagógica no sentido de se sentirem apoiadas, uma vez que a coordenação deve trabalhar para ser um elo entre todos os atores da escola, buscando que o ambiente escolar seja agradável, prazeroso e apto para o estudo e a aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicospt_BR
dc.subject.keywordEstudantes - indisciplinapt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordDisciplina escolarpt_BR
dc.titleCoordenação pedagógica e sua relação com os determinantes da violência e indisciplina na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-04-19T12:24:29Z-
dc.date.available2017-04-19T12:24:29Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16644-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoNascimento, Juscelino Francisco do-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons