Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16636
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AmandaOliveiraRodrigues_tcc.pdf1,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação em cultura visual e projetos de trabalho : um estudo de caso
Autor(es): Rodrigues, Amanda Oliveira
Orientador(es): Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana
Assunto: Artes visuais - estudo e ensino
Cultura visual
Mídias audiovisuais
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 17-Abr-2017
Referência: RODRIGUES, Amanda Oliveira. Educação em cultura visual e projetos de trabalho: um estudo de caso. 2016. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Neste trabalho discuto o sentido da aprendizagem em artes visuais e a conexão com o tempo em que vivemos, no qual as informações visuais nos chegam por meio das mídias. A Educação em Artes Visuais na atualidade deveria possibilitar aos alunos a condição de lidar de forma crítica com as imagens da contemporaneidade. As concepções de currículo com Projetos de Trabalho têm relevância para uma aprendizagem significativa, consequentemente torna possível aos estudantes assumirem a sua autonomia e serem construtores de identidades. Para ilustrar a possibilidade de se implementarem os conceitos de cultura visual desses questionamentos, faço um estudo de caso das experiências produzidas pela professora Vasconcellos, em uma instituição particular em Brasília. Esta pesquisa demostra que as metodologias de Projeto de Trabalho em Educação em Cultura Visual ainda são o melhor processo para fazer a conexão entre a vivência fora da escola e o conteúdo trabalhado nela.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2016.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons