Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16631
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PedroRafaelMontes_tcc.pdf3,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema para produção de tinta de impressão utilizando resina obtida de óleo residual
Autor(es): Montes, Pedro Rafael
Orientador(es): Silva, Fábio Moreira da
Assunto: Óleos e gorduras alimentícias
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Tintas
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 17-Abr-2017
Referência: MONTES, Pedro Rafael. Sistema para produção de tinta de impressão utilizando resina obtida de óleo residual. 2016. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Química Tecnológica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Óleos e gorduras residuais destinados inadequadamente podem causar grandes problemas ambientais. Por isso há a necessidade de reciclá-los, utilizando-os na produção de outros produtos. Uma possibilidade é a produção de resina polimérica a partir de óleos residuais de fritura, que pode ser utilizada para a produção de tintas. Neste trabalho realizou-se um dimensionamento de um sistema de produção de tinta off set, conforme formulação testada em escala de bancada por MELLO, OLIVEIRA e SUAREZ (2013), utilizando resinas poliméricas obtidas a partir de óleos e gorduras residuais. Considerou-se um sistema com capacidade mensal de produção de 13.200 litros de tinta. Os principais equipamentos dimensionados e selecionados foram os envolvidos nos processos de preparo do pigmento; dispersão, moagem, agitação para a incorporação do pigmento na resina, a filtração e por fim o envasamento da tinta em galões para posteriormente ser comercializada.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2016.
Aparece na Coleção:Química Tecnológica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons