Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1663
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DeborahSilvadeOliveira.pdf368,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Construção e validação psicométrica de instrumento de diagnóstico de cultura organizacional no contexto de empresas juniores
Autor(es): Oliveira, Deborah Silva de
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Cultura organizacional
Administração de empresas
Empresa Júnior
Data de apresentação: 26-Jan-2011
Data de publicação: 3-Mai-2011
Referência: OLIVEIRA, Deborah Silva de. Construção e validação psicométrica de instrumento de diagnóstico de cultura organizacional no contexto de empresas juniores. 2011. 73 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo a criação e validação psicométrica de um instrumento de diagnóstico de cultura organizacional adaptado à realidade de empresas juniores. Tal pesquisa justificou-se pela carência de estudos dedicados à investigação deste tipo de ambiente organizacional, que vem se destacando como uma fonte de formação de profissionais diferenciados. O questionário para a coleta de dados foi criado tendo como base a literatura disponível sobre o tema e, posteriormente, aplicado a empresários juniores de todo o Brasil. Ao todo, foram 330 respondentes de diversas empresas e estados. Para alcançar os objetivos da pesquisa foram utilizados métodos de análise fatorial propostos por Pasquali (2001). Ao longo da análise foram usadas técnicas como análise do índice de fatoração da matriz de covariâncias, extração dos fatores por meio análise dos eixos principais e, ainda, rotação oblíqua dos fatores para obtenção dos índices de confiabilidade dos mesmos. Procedeu-se, ainda, à interpretação teórica dos fatores, como forma de determinar a melhor composição do instrumento. Ao final, a solução com 4 fatores se mostrou a mais consistente tanto do ponto de vista estatístico, quanto teórico. Espera-se, com a disponibilização deste instrumento, contribuir para o desenvolvimento gerencial das empresas juniores que o utilizem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons