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Título: Qualidade na construção civil : análise da produtividade e de melhoria em uma empresa recém certificada
Autor(es): Costa, Bruno Faria Gonçalves
Orientador(es): Arruda, Guilherme Augusto Castelo Branco
Assunto: Gestão da qualidade total
Gestão de processos
Indústria de construção civil - controle de qualidade
Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H)
Data de apresentação: 26-Jan-2011
Data de publicação: 3-Mai-2011
Referência: COSTA, Bruno Faria Gonçalves. Qualidade na construção civil: análise da produtividade e de melhoria em uma empresa recém certificada. 2011. 50 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar a melhora da qualidade e aumento da produtividade em uma empresa da construção civil com um sistema da qualidade recém implementado. O estudo teve caráter descritivo e adotou a abordagem qualitativa de pesquisa, foram utilizadas análise documental, bibliográfica e de campo. O foco foi um empreendimento da empresa auditado pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat. Entrevistas foram realizadas com 6 funcionários e um diretor em busca da perspectiva interna do processo de implementação e do entendimento dos conceitos de qualidade individuais. Foram analisados documentos gerados pelo sistema de gestão, denominados procedimentos de produção. Esse tem como função geral o registro da sistematização e controle do processo construtivo. Por meio desses documentos foi possível levantar dados de melhoria da qualidade acompanhando o tratamento de não-conformidades, porém o estudo não obteve resultados conclusivos sobre o aumento da produtividade. As entrevistas relataram que existem melhorias em um curto espaço de tempo da certificação, que os funcionários se sentem motivados por participar do processo e têm distintos conceitos de qualidade, possivelmente vinculados aos diferentes níveis hierárquicos e escolares. O estudo concluiu então que uma empresa que utiliza da ferramenta do sistema de gestão da qualidade capacitando e conscientizando os funcionários pode esperar melhorias de qualidade em curto prazo, principalmente vinculadas à qualificação dos envolvidos, motivação, organização e limpeza da obra e segurança em geral. Além disso, há o processo de aprendizagem relacionado ao registro dos erros cometidos no processo produtivo e no tratamento de sua causa raiz, evitando que a não-conformidade se repita. Foi recomendada uma pesquisa mais aprofundada sobre produtividade e uma complementação desse estudo identificando como a melhoria da qualidade se comporta em longo prazo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.01.TCC.1661
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