Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Adyr da | - |
dc.contributor.author | Pereira, Daniel Nicolato Epitácio | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Daniel Nicolato Epitácio. Procedimentos para a elaboração de inventários de gases do efeito estufa da aviação civil brasileira. 2009. 59 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2009. | en |
dc.description.abstract | O clima da Terra esteve, ao longo de toda sua história, em constante transformação, mas acredita-se que, nos últimos 50 anos, ele tenha experimentado variações excepcionalmente rápidas. Essas variações são normalmente associadas uma intensificação do efeito estufa, ligada ao desenvolvimento de atividades humanas. A aviação contribui para essa intensificação, e conseqüentemente para a mudança climática, através, especialmente, das emissões dos motores de aeronaves, que incluem gases do efeito estufa e outros agentes associados ao fenômeno diversos gases e outros constituintes capazes de contribuir para o efeito estufa. Nesse contexto, inventários de emissões de gases do efeito estufa da aviação civil representam ferramentas para a avaliação, e, indiretamente, para o controle desses impactos. Este trabalho apresenta uma breve revisão sobre os impactos da aviação sobre o clima global e sobre o papel dos inventários de emissões, e discute as opções mais adequadas para o Brasil na elaboração de seus próprios inventários, em termos de metodologia e dados a serem adotados. Essa análise é feita a partir de um levantamento das diferentes fontes de dados existentes no contexto nacional e de sua adequação a cada um dos possíveis métodos para o cálculo das emissões. Algumas soluções são apontadas, incluindo procedimentos para o uso de métodos detalhados com ou sem acesso a bases de dados de acesso controlado. Constata-se que é possível desenvolver de forma regular inventários detalhados de emissões para a aviação, e propõem-se medidas para alcançar resultados ainda mais acurados, através da garantia de disponibilização de informações mais completas. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Aeronáutica comercial | en |
dc.subject.keyword | Mudanças climáticas | en |
dc.subject.keyword | Efeito estufa | en |
dc.title | Procedimentos para a elaboração de inventários de gases do efeito estufa da aviação civil brasileira | en |
dc.title.alternative | Procedures for greenhouse gas inventories for Brazilian civil aviation | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2011-05-03T11:32:07Z | - |
dc.date.available | 2011-05-03T11:32:07Z | - |
dc.date.issued | 2011-05-03T11:32:07Z | - |
dc.date.submitted | 2009-10-22 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/1660 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | Earth’s climate has been in constant transformation through its history, but it is believed that, during the last 50 years, it has experienced exceptionally fast changes. Those changes are usually linked to an intensification of the greenhouse effect, which in turn is connected to human activities. Aviation plays a role on this intensification, and therefore on climate change, mainly through emissions of aero engines, which include direct and indirect greenhouse gases. Thus, aviation greenhouse gas emission inventories are tools for the evaluation, and, indirectly, for the mitigation of those impacts. In this work, we present a review of the impacts of civil aviation on the global climate and of the role of emission inventories. It is also discussed which options are most suited to Brazil in the process of making of its own inventories, including the definition of methodology and data to be adopted. This analysis is based on a review of the several data sources available on the national context and their compatibility with each of the possible methods for emission calculations. Some solutions are identified, including procedures for estimation with the detailed methods that are feasible either with or without access to restricted data sources. It is concluded that it is possible to regularly develop detailed emission inventories for civil aviation. Some measures are suggested to ensure access to more complete data, which may lead to more accurate results. | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2009.10.TCC.1660 | - |
Aparece na Coleção: | Gestão da Aviação Civil
|