Título: | Sororidade e rivalidade feminina nos filmes de princesa da Disney |
Autor(es): | Silva, Ivana Carolina Santos da |
Orientador(es): | Duarte, Pedro David Russi |
Assunto: | Mulheres - representações Contos de fadas Feminismo Sororidade |
Data de apresentação: | Dez-2016 |
Data de publicação: | 12-Abr-2017 |
Referência: | SILVA, Ivana Carolina Santos da. Sororidade e rivalidade feminina nos filmes de princesa da Disney. 2016. 130 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A pesquisa consiste na análise da relação entre as mulheres nos filmes de princesas da Walt Disney Studios e também da forma como elas são ali representadas. As produções analisadas foram: Branca de Neve e os Sete Anões (1937), Cinderela (1950), A Bela Adormecida (1959), A Pequena Sereia (1989), Pocahontas (1995), A Princesa e o Sapo (2009), Enrolados (2010), Valente (2012) e Frozen (2013). O método empregado no trabalho foi a análise de discurso, porque a pesquisadora considera que o discurso utilizado nessas produções são as maiores evidências de violência contra as mulheres. A perspectiva da pesquisa é feminista e, por isso, foram utilizadas teorias para abordar os Estudos Feministas, além de autores sobre cinema, identidade e estereótipo. O trabalho mostra como as personagens lidam umas com as outras à luz do conceito de sororidade, que é pacto de irmandade feminina para o fortalecimento, união, amizade e empoderamento das mulheres, ou seja, atitude que auxilia na luta contra a dominação masculina. |
Abstract: | The research consists of analyzing the relationship between women in Walt Disney Studios' princess films and also the way they are represented there. The productions analyzed were: Snow White and the Seven Dwarfs (1937), Cinderella (1950), The Sleeping Beauty (1959), The Little Mermaid (1989), Pocahontas (1995), The Princess and the Frog (2009), Tangled (2010), Brave (2012) and Frozen (2013). The method employed in this study was discourse analysis, because the researcher considers that the discourse used in these productions are the greatest evidence of violence against women. The perspective of the research is feminist and, therefore, theories were used to approach the Feminist Studies, as well as authors about cinema, identity and stereotype. This research intends to shows how the characters deal with each other in the light of the concept of sorority, which is a pact of female sisterhood for the strengthening, union, friendship and empowerment of women, that is, an attitude that assists in the struggle against male domination. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2016. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Jornalismo
|