Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Gustavo de Castro e | - |
dc.contributor.author | Santos, Amanda Venicio | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Amanda Venicio. Bonita quando choro: Lana Del Rey, amor e gênero. 2016. 107 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisa representações de amor romântico e papéis de gênero na
obra da artista pop Lana Del Rey, por meio da análise de discurso e da análise
fílmica de conteúdo. O corpus consiste em canções e videoclipes da cantora. O
quadro teórico é composto por Edgar Morin e seu trabalho sobre cultura de massa, o
conceito de classe sexual desenvolvidas por Simone de Beauvoir e Shulamith
Firestone e pesquisas feitas pela socióloga Eva Illouz quanto ao amor pós-moderno,
classe e gênero. Os resultados revelam que Lana Del Rey cria um mundo de
fantasia hiperbólico em que o desejo pela estabilidade fornecida por papéis de
gênero definidos convive com as frustrações causadas pelo distanciamento e os
desequilíbrios de poder em relações heterossexuais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação de massa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Videoclipe musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise do discurso | pt_BR |
dc.title | Bonita quando choro : Lana Del Rey, amor e gênero | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-12T12:23:47Z | - |
dc.date.available | 2017-04-12T12:23:47Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16598 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research analyses representations of romantic love and gender roles in the work
of pop artist Lana Del Rey, through the methods of discourse analysis and film
content analysis. Its corpus consists on songs and music videos by the singer. The
theoretical framework relies on Edgar Morin and his work on mass culture, the
concept of sexual class as developed by Simone de Beauvoir e Shulamith Firestone,
and researches made by sociologist Eva Illouz on post-modern love, class, and
gender. The results show how Lana Del Rey creates a hyperbolic fantasy world
where the desire for the stability offered by clearly defined gender roles and the
frustrations caused by distance and power struggles in heterosexual relationships
coexist. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Jornalismo
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