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https://bdm.unb.br/handle/10483/16587
Título: | Reconstrução computacional de vértebras de um fóssil de titanossauro através de escaneamento, modelagem e impressão 3D |
Autor(es): | Santos, Philipi Alves dos |
Orientador(es): | Costa, Ivan Ferreira da |
Coorientador(es): | Santucci, Rodrigo Miloni |
Assunto: | Impressora 3D Fósseis |
Data de apresentação: | Dez-2016 |
Data de publicação: | 10-Abr-2017 |
Referência: | SANTOS, Philipi Alves dos. Reconstrução computacional de vértebras de um fóssil de titanossauro através de escaneamento, modelagem e impressão 3D. 2016. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016. |
Resumo: | Muitas vezes um fóssil não pode ser restaurado com a utilização de metodologias mais convencionais, pois geralmente pode se apresentar incompleto ou muito desgastado para permitir a sua consolidação e reconstrução, dificultando muito o trabalho de pesquisa científica e os trabalhos de replicação para exposição museográfica. Este projeto visa solucionar parte desse problema com a utilização de um scanner e uma impressora 3D, e vários softwares de edição de imagens 3D, com o objetivo de reconstruir um fóssil a ser estudado ou exposto em um museu. Graças às poderosas ferramentas foi possível reconstruir uma vértebra danificada de um dinossauro saurópodo e simular as medidas de vértebras ausentes a partir de uma única vértebra preservada, através de analises de várias medidas de dinossauros aparentados. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
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