Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16584
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SimoneAparecidaLacerda_tcc.pdf727,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A gravura em artes visuais para alunos do 9º ano da Escola Estadual Argemiro Antônio do Prado
Autor(es): Silva, Simone Aparecida da
Orientador(es): Castro, Vera Marisa Pugliese de
Assunto: Artes visuais - estudo e ensino
Gravura
Xilogravura
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 10-Abr-2017
Referência: SILVA, Simone Aparecida da. A gravura em artes visuais para alunos do 9º ano da Escola Estadual Argemiro Antônio do Prado. 2015. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2015.
Resumo: Ao analisar o estudo com gravuras em artes visuais “A gravura em Artes Visuais para alunos do 9º ano da Escola Estadual Argemiro Antônio do Prado”, delineou-se um estudo a respeito da gravura enquanto arte/educação, sendo uma proposta de linguagem artística integrada, compreendendo o contexto histórico que permeia o desenvolvimento junto á sociedade, sua utilização na sociedade, sendo assim uma constante representação da produção humana, sob o desafio da apreciação artística. Desta forma, o projeto pedagógico desenvolvido nesta pesquisa teve os objetivos de identificar a gravura enquanto contexto artístico; contextualizar historicamente a gravura em Arte; apreciar obras de arte; promover o fazer artístico e a criatividade em produções de xilogravura, cujo resultado foi que os alunos apreenderam novos conhecimentos e desenvolveram uma oficina que trouxe perspectivas fundamentadas de um trabalho fomentado na proposta triangular de Ana Mae Barbosa, cabendo ao professor desenvolver projetos que viabilizem a autonomia do aluno por meio de trabalhos e projetos pedagógicos com estrutura teórica e prática.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons