Título: | A cidade que cheira à tinta |
Autor(es): | Nascimento, Cleonice Araújo do |
Orientador(es): | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
Assunto: | Arte popular Comunidade e escola Artistas brasileiros |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 10-Abr-2017 |
Referência: | NASCIMENTO, Cleonice Araújo do. A cidade que cheira à tinta. 2015. 49 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, [Universidade Aberta do Brasil], Palmas-TO, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso discute o tema A Cidade Que Cheira à Tinta com os artistas visuais do município e os alunos do 3º ano do Ensino Médio”, resultante da aplicação de aulas teóricas e práticas, realizadas no Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Meira Matos, em Aparecida do Rio Negro -TO. A pesquisa se desenvolveu durante as aulas de Arte dessa turma e tem como principal objetivo aproximar os alunos da arte produzida na cidade. Para tanto, foram realizadas atividades de sondagem, pesquisa de campo para elencar os artistas da cidade, e também foi elaborado um plano de curso com aulas focadas no conhecimento da produção artística local, com visitas guiadas aos ateliês de artes, visando estimular e despertar o interesse dos educandos incluídos na pesquisa, buscando conhecimentos e o desenvolvimento da aprendizagem nesse contexto. A investigação, portanto, pauta no convívio, na proposição de alternativas, na realização das atividades propostas e na reflexão a partir dos resultados obtidos. |
Abstract: | This course conclusion work discusses the theme The City Smelling the paint with visual artists in the city and students of the 3rd year of high school, "resulting from the application of theoretical and practical classes, held in the State College Full Time Sunflower Meira Matos, in Aparecida do Rio Negro -TO. The research was developed during Art classes this class and has as main objective to approach students of art produced in the city. To this end, probing activities were carried out field research to list the artists of the city, and has also developed a course plan with focused lessons on knowledge of local artistic production, with guided tours of the arts workshops, to stimulate and awaken interest of the students included in the survey, seeking knowledge and enhance learning in this context. The investigation therefore agenda in living in alternative proposition, in carrying out the proposed activities and reflection from the obtained results. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|