Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1658
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AnnaPaulaNunesSvendsenPinheiro.pdf702,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Implementação do planejamento estratégico no poder judiciário : um estudo de caso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios
Autor(es): Pinheiro, Anna Paula Nunes Svendsen
Orientador(es): Gomes, Ricardo Corrêa
Assunto: Poder Judiciário
Planejamento estratégico
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT)
Data de apresentação: 8-Fev-2011
Data de publicação: 2-Mai-2011
Referência: PINHEIRO, Anna Paula Nunes Svendsen. Implementação do planejamento estratégico no poder judiciário: um estudo de caso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. 2011. 78 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho aborda o estudo de caso no processo de adoção e implementação do Planejamento Estratégico, em 2007, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Esse instrumento representa um processo gerencial de tomada de decisões, definido por meio de estudo do ambiente ao qual a organização está inserida, que permite estabelecer o caminho mais adequado a ser seguido pela instituição para o alcance de um futuro desejado. Com isso, foi traçado o objetivo de pesquisa, que consiste em avaliar o impacto do uso dessa ferramenta nos serviços prestados pelo órgão, de acordo com as perspectivas dos atores envolvidos no processo. A identificação dos atores foi fundamentada de acordo com os níveis organizacionais, de forma a avaliar as diferentes perspectivas da mudança. A metodologia utilizada para a coleta dos dados junto aos participantes foi de natureza qualitativa, com a técnica da análise de conteúdo, por meio de aplicação de entrevistas presenciais e semi-estruturadas. Além disso, foram realizadas análises de dados secundários, com vistas ao exame de documentos e relatórios oficiais do órgão. Dentre os resultados encontrados na pesquisa, vale citar que, desde a implementação do Planejamento Estratégico no órgão, houve avanços substanciais no sentido de promover a continuidade de ações e projetos, além de ter facilitado o alcance dos objetivos estratégicos e de ter proporcionado foco e direcionamento à organização e aos seus colaboradores, impactando na melhoria dos serviços prestados. Contudo, as deficiências constadas no processo incidem sobre a baixa participação dos servidores do nível operacional e sobre a interferência política, que, de certa maneira, prejudicaram a qualidade e a confiabilidade do produto final. A recomendação que se faz, com base nos pontos expostos, é que essas questões sejam devidamente analisadas nas próximas elaborações do Plano Estratégico, não apenas pelo próprio TJDFT, mas também por outras instituições interessadas, de forma que seja possível o comprometimento de toda a organização e que possa prevalecer o conhecimento técnico especializado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1658
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons