Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16571
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LilianeFernandes_tcc.pdf1,42 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCordeiro, Marisa Araújo-
dc.contributor.authorFernandes, Liliane-
dc.identifier.citationFERNANDES, Liliane. O computador como um recurso auxiliar na aprendizagem de artes. 2015. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Decanato de Ensino de Graduação, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como tema: O computador como um recurso auxiliar na aprendizagem de artes, e aborda o seguinte problema: Como o computador pode contribuir significativamente como um recurso auxiliar no processo de ensino / aprendizagem em artes na Escola Estadual Engenheiro Amaro Lanari Júnior para o ensino médio? O objetivo é investigar se o computador está sendo utilizado como um recurso auxiliar no ensino de artes. É relevante destacar a importância do uso do computador no cenário atual. Seus recursos estão inseridos no meio social e se estendem a área de educação. Sendo assim, a importância desta pesquisa se deve ao uso progressivo do computador e seus recursos no âmbito social e educacional atual, e se faz necessário propor práticas pedagógicas e abordar outras questões que viabilizem a construção efetiva do conhecimento nas aulas de artes. Para tanto, foram levantados dados referentes aos conhecimentos e domínio do conteúdo com os alunos do Ensino Médio Regular e EJA – Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Engenheiro Amaro Lanari Júnior, em Ipatinga-MG. A metodologia utilizada foi quantitativa, utilizando-se de questionários para levantamento de dados, bem como, realização de oficinas para desenvolver a parte prática. Dessa forma, chegou-se a um resultado sobre a viabilidade e as especificidades do ensino da arte utilizando-se o computador como ferramenta auxiliar ao professor.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino - meios auxiliarespt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte e tecnologiapt_BR
dc.titleO computador como um recurso auxiliar na aprendizagem de artespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-04-10T14:06:38Z-
dc.date.available2017-04-10T14:06:38Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16571-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons