Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16568
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IsabelaAlvesMachado_parcial.pdf97,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Barreiras e necessidades no tratamento dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas : uma abordagem qualitativa
Autor(es): Machado, Isabela Alves
Orientador(es): Gallassi, Andrea Donatti
Assunto: Alcoolismo - tratamento
Dependência química
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Drogas - abuso - tratamento
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 10-Abr-2017
Referência: MACHADO, Isabela Alves. Barreiras e necessidades no tratamento dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas: uma abordagem qualitativa. 2015. [3] f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Introdução: Uma das principais estratégias da reforma psiquiátrica e das políticas de Atenção Integral aos Usuários de Álcool e outras Drogas propõem assistência a usuários em todos os níveis de atenção, dando prioridade aos dispositivos extra-hospitalares como os Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPS AD). Inúmeras as causas levam o dependente químico permanecer ou não no tratamento, este estudo visa compreender as barreiras e necessidades que os sujeitos em tratamento devido a problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Objetivos: Caracterizar as barreiras e necessidades das pessoas que estão em tratamento no CAPS AD Ceilândia DF. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com amostra composta pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas de Ceilândia, Brasília/DF. A partir dos dados da coleta foi realizado um grupo focal, orientado por 6 questões abertas disparadoras, com uma amostra de 5 pessoas. A análise se deu por meio de análise de conteúdo. Discussão de resultados: O estudo mostrou que os participantes tratados a mais tempo se colocam como protagonista e responsáveis pelo próprio tratamento, exercendo participação ativa no CAPS AD. Para eles, todo tratamento é involuntário para todos que iniciam e somente se torna voluntário a partir do momento em que conhecem o serviço. Consideram que a voluntariedade do usuário é essencial para continuidade e permanência no tratamento. A Família desempenha um papel importante na adesão ao tratamento, destacando-se a necessidade de pensar em abordagens que envolvam a família no tratamento. Considerações finais: O profissional que atua nesse âmbito, deve ter em mente a perspectiva que a motivação é um processo dinâmico e levar em conta os estágios de mudança pelos quais o dependente químico transita, a forma com que pensa e se comporta diante das drogas, para elaboração de estratégias que fortaleçam a motivação e possibilite maior adesão ao tratamento. Os dados apresentados não serem generalizáveis, porém oferecem importantes perspectivas dos usuários do CAPS AD sobre as barreiras e necessidades do tratamento de devido a problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Sugere-se novos estudos sobre esse tema.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2015.
Informações de Acesso e Conteúdo: Texto parcialmente liberado pela autora. Conteúdo liberado: resumo.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons