Resumo: | Introdução A nutrição materno infantil tem papel fundamental na formação biológica, social e ambiental da criança, através de hábitos alimentares saudáveis e contínuos, será possível obter-se um desenvolvimento adequado. O folheto educativo é um instrumento que pode ser utilizado para se obter resultados positivos na disseminação de conhecimentos acerca de aleitamento materno exclusivo e alimentação complementar, visto que muitas dúvidas surgem durante o primeiro ano de vida da criança. A validação do material informativo é um procedimento de grande importância para que este seja implementado de forma adequada, responsável e segura, no intuito de fornecer informação de qualidade ao publico alvo. Objetivo Validar um folheto informativo para mães, sobre alimentação no primeiro ano de vida. Método O presente estudo é do tipo transversal e foi dividido em etapas de elaboração de questionário, coleta de dados no Hospital Universitário de Brasília, análise dos dados e modificações no folheto informativo para melhorar a qualidade do material que será fornecido no HUB. A amostra é homogênea, sendo composta por um total de 50 mães que iniciarão alimentação complementar em seus filhos que se encontram no primeiro ano de vida. O questionário foi previamente elaborado baseado em OLIVEIRA, et al., 2014, aplicado e analisado com auxilio de software para produção de gráfico e tabelas para realização de resultado e discussão. Resultados. O folheto educativo foi validado conforme questionário, e parte significativa da amostra relatou que o material continha conteúdo pertinente as dúvidas que acompanham essa fase da vida em que a criança se encontra. A terminologia “mucosa gástrica” não é adequada para esse tipo de material, visto que a maior parte da amostra não compreende termos técnicos. Informações sobre a quantidade sal e açúcar foram adicionadas conforme requisitadas por uma parcela do público alvo. Conclusão A validação do material foi realizada, e de acordo com os resultados, as modificações na fonte, nas ilustrações, no conteúdo foram efetivadas para que o material se tornasse mais útil, eficiente e claro. |