Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16554
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_VictorHugoLeiteSoares_tcc.pdf4,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Travessia : escrevivências de um tornar-se negr’artista em experiências (est)éticas
Autor(es): Soares, Victor Hugo Leite de Aquino
Orientador(es): Matsumoto, Roberta Kumasaka
Assunto: Teatro
Negros nas artes cênicas
Racismo
Negros - identidade racial
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 7-Abr-2017
Referência: SOARES, Victor Hugo Leite de Aquino. Travessia: escrevivências de um tornar-se negr’artista em experiências (est)éticas. 2017. 68 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho trata de um tornar-se negro e artista, negr’artista, a partir de experiências (est)éticas, teatrais e performativas, no devir das identidades do autor em co-constituição. Também trata do processo criativo-inventivo de co-constituição da entidade (personagem) Henrique Dias no espetáculo de Diplomação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília, Calabar, em 2016. Empretece e explana as estratégias do negr’artista na tentativa de humanizar uma entidade negra em performance, desde as escolhas ou decisões de personagem passando pelo trabalho com as palavras, com atitude, com carta e grafias do processo, sem ignorar as marcas que ecoam e ressonam nos/dos corpos atravessados pela dinâmica racial e do racismo. Lança questões sobre as expectativas (dos estereótipos) e(m) avaliações da co-constituição (interpretação) de artistas negras/os e seus corpos-em-cena/em-performance e de suas identidades, que são diversas e estão em devir.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons