Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16554
Título: | Travessia : escrevivências de um tornar-se negr’artista em experiências (est)éticas |
Autor(es): | Soares, Victor Hugo Leite de Aquino |
Orientador(es): | Matsumoto, Roberta Kumasaka |
Assunto: | Teatro Negros nas artes cênicas Racismo Negros - identidade racial |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 7-Abr-2017 |
Referência: | SOARES, Victor Hugo Leite de Aquino. Travessia: escrevivências de um tornar-se negr’artista em experiências (est)éticas. 2017. 68 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho trata de um tornar-se negro e artista, negr’artista, a partir de experiências
(est)éticas, teatrais e performativas, no devir das identidades do autor em co-constituição.
Também trata do processo criativo-inventivo de co-constituição da entidade (personagem)
Henrique Dias no espetáculo de Diplomação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília,
Calabar, em 2016. Empretece e explana as estratégias do negr’artista na tentativa de humanizar
uma entidade negra em performance, desde as escolhas ou decisões de personagem passando
pelo trabalho com as palavras, com atitude, com carta e grafias do processo, sem ignorar as
marcas que ecoam e ressonam nos/dos corpos atravessados pela dinâmica racial e do racismo.
Lança questões sobre as expectativas (dos estereótipos) e(m) avaliações da co-constituição
(interpretação) de artistas negras/os e seus corpos-em-cena/em-performance e de suas
identidades, que são diversas e estão em devir. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas - Interpretação Teatral
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons