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dc.contributor.advisorGonçalves, Felipe Canova-
dc.contributor.authorSilva, Adriana Gomes-
dc.identifier.citationSILVA, Adriana Gomes. Vídeo popular: contra-hegemonia, formação política e reforma agrária. 2016. 82 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem como proposta relacionar a linguagem do Vídeo Popular e a experiência da Brigada Audiovisual da Via Campesina com a formação política e a proposta de reforma agrária popular, por meio da análise de vídeos criados para o trabalho de base no MST. Pretende também apresentar um contraponto à imposição dos padrões hegemônicos de representação da realidade, com uma alternativa de produção e reflexão sobre o uso da linguagem audiovisual enquanto ferramenta de educação popular para prática libertadora e contra-hegemônica dos movimentos populares. Os materiais de pesquisa analisados são quatro vídeos que sistematizam debates do MST em sua preparação para o seu VI Congresso nacional e produzidos pela Brigada com os temas: trajetória do movimento, lutas sociais, conjuntura nacional, avanço recente do agronegócio e o debate sobre a reforma agrária popular.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordReforma agráriapt_BR
dc.subject.keywordEducação popularpt_BR
dc.subject.keywordAudiovisualpt_BR
dc.titleVídeo popular : contra-hegemonia, formação política e reforma agráriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-04-06T16:18:35Z-
dc.date.available2017-04-06T16:18:35Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16543-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This course conclusion work is proposed to relate the language of Popular Video and the experience of Brigada de Audiovisual da Via Campesina with the political formation and the proposal of popular land reform, through the analysis of videos created for the groundwork in MST. Also intends to present a counterpoint to the imposition of the hegemonic patterns of representation of reality with an alternative production and reflection on the use of audiovisual language as a popular educational tool for liberating practice and counter-hegemonic popular movements. The analyzed research materials are four videos that systematize MST debates in preparation for their VI National Congress and produced by the Brigade with the themes: trajectory of movement, social struggles, national situation, recent agribusiness advancement and the debate about popular reform land.pt_BR
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