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Título: Reforma agrária, educação do campo e as práticas pedagógicas significativas para os jovens do campo : proposta vivenciada na Escola Municipal Tancredo Neves em Confresa - MT
Autor(es): Rosa, Lauro Pinheiro
Orientador(es): Queiroz, João Batista Pereira de
Assunto: Reforma agrária
Educação do campo
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Abr-2017
Referência: ROSA, Lauro Pinheiro. Reforma agrária, educação do campo e as práticas pedagógicas significativas para os jovens do campo: proposta vivenciada na Escola Municipal Tancredo Neves em Confresa - MT. 2015. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: O interesse pelo desenvolvimento deste trabalho se iniciou quando das leituras sobre a Reforma Agrária, durante o curso de Licenciatura para a Educação do Campo. Neste percurso foi observado que esta distribuição de terras, na maioria das vezes, só acontece com o envolvimento dos movimentos sociais, nos quais as famílias se entregam totalmente na luta pela posse da terra. Este pedaço de chão representa tudo para estas pessoas: alimento, moradia, sossego. Uma vez conquistado a propriedade outras lutas vão surgindo e a primeira delas é conseguir educação para os filhos. A educação do e no campo tem sido negada, ao longo da história, principalmente para a juventude, a qual logo que termina os anos iniciais da Educação Básica, abandonam a sala de aula e saem em busca de trabalho, nas grandes fazendas, para ajudar aos seus pais nas despesas gerais. A Educação do campo pensada de forma diferenciada pode retardar a saída destes jovens da escola, pelo menos enquanto terminam o Ensino Médiop. Toda escola tem autonomia para convidar seus pares e construir o Projeto Político Pedagógico, inserindo práticas pedagógicas significativas, principalmente, para a juventude de modo a contribuir com a permanência deles na terra, fazendo com que os mesmos tenham garantido os seus direitos de aprendizagem escolar, sem abandonar o meio de sobrevivência adquirido pelos familiares. Buscou também compreender os principais fundamentos da Educação do Campo e Escola do Campo em sua proposta mais justa e humanizada. Neste propósito evidenciou o Projeto de Assentamento “Fartura”, Confresa - MT e do P.P.P da Escola Municipal Tancredo Neves, revelando como as origens de uma determinada localidade podem exercer fortes influências sobre seu desenvolvimento futuro.
Abstract: The interest in this work began when the readings on Agrarian Reform during the Degree for Rural Education. In this way it was observed that this distribution of land, most of the time, only happens with the involvement of social movements, in which the families themselves completely in the struggle for land. This piece of land is everything to these people: food, housing, quiet. Once conquered the property other struggles are emerging and the first one is to get education for their children. The education and the field has been denied, throughout history, especially for the youth, which soon ending the initial years of basic education, leave the classroom and go out looking for work, in large farms, to help to his parents in overhead. The Education of differently designed field can delay the output of this young school, at least until the end Médiop Education. Every school has autonomy to invite their peers and build the Pedagogical Political Project, inserting meaningful pedagogical practices, especially for youth to contribute to their stay in the land, so that they have guaranteed their rights of school learning, without abandoning the means of survival acquired by family. He also sought to understand the main foundations of the Field Education and Field School in a more just and humane proposal. In this way it showed the Settlement Project "Galore", Confresa - MT and P.P.P Municipal School Tancredo Neves, revealing how the origins of a particular locality can exert strong influences on its future development.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015.
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