Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Falcomer, Viviane Aparecida da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Érika Cristina Campos da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Érika Cristina Campos da. Análise dos projetos interdisciplinares desenvolvidos na disciplina de Estágio Supervisionado em ensino de Ciências Naturais 4 da Universidade de Brasília - Campus Planaltina. 2016. [31] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de formação de professores exige discussões acerca dos desafios atuais presentes na sociedade contemporânea, como metodologias, enfoques e estratégias a serem utilizadas. Uma abordagem ainda carente na prática do professor em sala de aula da educação básica é a interdisciplinaridade, por isso, alguns autores acreditam que se faz necessário intensificar o estudo dessa abordagem, O estágio supervisionado é destacado, na formação de professores, como um instrumento de integração do licenciando estagiário com a realidade social e o contexto que o mesmo se encontra. Nessa perspectiva, pretendemos entender como os estudantes da disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências Naturais 4 efetivam projetos interdisciplinares na Educação Básica. Quais as disciplinas estão sendo envolvidas no projeto? Alguns conteúdos aparecem com mais frequência que outros? Quais os recursos didáticos são mais comumentes empregados pelos estagiários? As atividades desenvolvidas atendem a qual forma de aprendizagem? Quais as principais dificuldades relatadas? Para isso, analisamos, por meio de uma pesquisa qualitativa, um total de 56 projetos realizados pelos estudantes entre o segundo semestre de 2013 e primeiro de 2016. Observamos que a disciplina que mais foi escolhida para se trabalhar a interdisciplinaridade em conjunto com Ciências Naturais foi Geografia, a maioria dos projetos foi desenvolvidos no ensino fundamental, de acordo com a seleção escolhida de conteúdos, podemos apontar como temas mais escolhidos: Água, Cerrado, Planeta Terra e Célula. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estágios supervisionados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de ciência - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários - licenciatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Análise dos projetos interdisciplinares desenvolvidos na disciplina de Estágio Supervisionado em ensino de Ciências Naturais 4 da Universidade de Brasília - Campus Planaltina | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-06T15:50:48Z | - |
dc.date.available | 2017-04-06T15:50:48Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16539 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|