Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16527
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_TacitoBarbosaTrindade_tcc.pdf724,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Variação temporal da qualidade nutricional em duas espécies de Byrsonima ( Malpighiaceae) e sua influência na comunidade de lagartas
Autor(es): Trindade, Tácito Barbosa
Orientador(es): Sá, Flávia Nogueira de
Assunto: Cerrado
Plantas - análise
Herbivoria (Biologia)
Lagarta
Inseto
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 5-Abr-2017
Referência: TRINDADE, Tácito Barbosa. Variação temporal da qualidade nutricional em duas espécies de Byrsonima (Malpighiaceae) e sua influência na comunidade de lagartas. 2016. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: Vários fatores podem influenciar as interações inseto-planta como, defesas químicas e físicas das plantas. Insetos podem passar um longo tempo fazendo o uso das plantas como alimento e abrigo, para as plantas, perder tecido vegetal gera sérias consequências no desenvolvimento. Em resposta, esses organismos desenvolveram várias estratégias defensivas contra herbivoria, como o uso de substâncias tóxicas. Esse trabalho tem por objetivo verificar se há alguma variação no uso de defesas químicas em folhas de B. coccolobifolia e B. pachyphylla ao longo dos quatro momentos importantes do clima no cerrado, avaliando a qualidade nutricional (presença de metabólitos secundários, concentração de nitrogênio e proteína foliar), e se essa qualidade nutricional é determinante na utilização de lagartas de lepidópteros. Em relação à dinâmica da concentração de nitrogênio e proteína, as duas espécies se comportaram igualmente, porém B. pachyphylla apresentou significativamente uma menor quantidade de ambos os nutrientes. Para B. coccolobifolia os metabólitos secundários foram determinantes no aparecimento de lagartas, diferentemente de B. pachyphylla, o que sugere que defesas físicas podem ser mais importantes contra herbivoria.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons