Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16526
Título: | Uma proposta de aulas experimentais de ciências por meio do ensino por investigação |
Autor(es): | Carvalho, Jony |
Orientador(es): | Falcomer, Viviane Aparecida da Silva |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Experimentação Ciências - ensino - experimentação |
Data de apresentação: | Nov-2016 |
Data de publicação: | 5-Abr-2017 |
Referência: | CARVALHO, Jony. Uma proposta de aulas experimentais de ciências por meio do ensino por investigação. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016. |
Resumo: | A experimentação em Química por muitos anos esteve arraigada na crença positivista que o experimento deveria ser realizado para comprovar a teoria, contudo muito se tem discutido para aplicação do ensino por investigação em práticas experimentais, entretanto essa metodologia ainda está longe da sala de aula. Nessa perspectiva desenvolveu-se aulas práticas experimentais investigativas para o ensino de Ciências com a participação de 60 alunos do 9º ano do ensino fundamental modalidade EJA. Ao todo foram realizados 3 experimentos cujo tema era energia, onde os fundamentos metodológicos propostos por Delizoicov (2009) para uma experimentação problematizadora possibilitaram uma construção significativa dos conceitos científicos, pois o aluno participa reflexivamente do processo de construção do conhecimento, não sendo apenas um mero reprodutor de procedimentos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons