Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16526
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JonyCarvalho_tcc.pdf473,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma proposta de aulas experimentais de ciências por meio do ensino por investigação
Autor(es): Carvalho, Jony
Orientador(es): Falcomer, Viviane Aparecida da Silva
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Experimentação
Ciências - ensino - experimentação
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 5-Abr-2017
Referência: CARVALHO, Jony. Uma proposta de aulas experimentais de ciências por meio do ensino por investigação. 2016. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: A experimentação em Química por muitos anos esteve arraigada na crença positivista que o experimento deveria ser realizado para comprovar a teoria, contudo muito se tem discutido para aplicação do ensino por investigação em práticas experimentais, entretanto essa metodologia ainda está longe da sala de aula. Nessa perspectiva desenvolveu-se aulas práticas experimentais investigativas para o ensino de Ciências com a participação de 60 alunos do 9º ano do ensino fundamental modalidade EJA. Ao todo foram realizados 3 experimentos cujo tema era energia, onde os fundamentos metodológicos propostos por Delizoicov (2009) para uma experimentação problematizadora possibilitaram uma construção significativa dos conceitos científicos, pois o aluno participa reflexivamente do processo de construção do conhecimento, não sendo apenas um mero reprodutor de procedimentos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons