Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16509
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LucieneDaSilvaDamasceno_tcc.pdf862,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexões sobre a contribuição da extensão universitária na formação do professor de ciências naturais : estudo de caso a partir do projeto Parque Sucupira-Planaltina/DF
Autor(es): Damasceno, Luciene da Silva
Orientador(es): Tamaio, Irineu
Assunto: Professores de ciência - formação
Ciências - estudo e ensino
Extensão universitária
Educação ambiental
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 5-Abr-2017
Referência: DAMASCENO, Luciene da Silva. Reflexões sobre a contribuição da extensão universitária na formação do professor de ciências naturais: estudo de caso a partir do projeto Parque Sucupira-Planaltina/DF. 2016. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: Este artigo pretende contribuir com a reflexão da importância da Extensão Universitária para a formação do Licenciando em Ciências Naturais no campo da Educação Ambiental, por meio das experiências do Projeto de Extensão Parque Sucupira. Essa pesquisa se baseou na metodologia qualitativa na modalidade estudo de caso, divididas nas etapas de análise documental e análise das entrevistas. A amostra foi com estudantes de Licenciatura em Ciências Naturais, da Universidade de Brasília-Campus Planaltina, entre o 5° e o 10° semestre no (2°/2016), participantes ou ex-participantes do Projeto. A análise dos dados mostrou que a extensão de fato contribui na formação dos Licenciandos. Pois, através das atividades desenvolvidas no Projeto Parque Sucupira e o contato direto com a comunidade, proporciona um aprendizado rico e dinâmico. Verificou-se que os licenciandos apresentaram diferentes concepções de Educação Ambiental como, naturalista, sistêmica, conservacionista, ética, holística e resolutiva, que corrobora com a abordagem ampla dessa temática.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons