Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16507
Título: | Concepções dos alunos de Ciências Naturais sobre a importância da história da Ciência |
Autor(es): | Sousa, Jéssica Campos de |
Orientador(es): | Rotta, Jeane Cristina Gomes |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Ciência - história Professores - formação |
Data de apresentação: | Nov-2016 |
Data de publicação: | 5-Abr-2017 |
Referência: | SOUSA, Jéssica Campos de. Concepções dos alunos de Ciências Naturais sobre a importância da história da Ciência. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016. |
Resumo: | No século XXI com o surgimento da tecnologia, o interesse por estudar ciência estar cada dia
maior, pois vem de uma necessidade da sociedade atual. Conhecemos e desfrutamos nos dias
de hoje de muitos recursos tecnológicos, porém, muitas vezes nos não conhecemos o processo
histórico que contribuiu para criação de tantos recursos que hoje contribuem para a nossa
qualidade de vida. É relevante que nossos alunos tenham esse conhecimento, para que possam
perceber que nada foi criado por acaso, e que tudo que temos hoje, só foi possível graças ao
estudo da ciência, que não é apenas algo teórico que é apresentado nos livros através de
teorias e leis, mas é algo palpável que beneficia toda uma sociedade, no qual esse aluno faz
parte. Esse conhecimento contribui para que o aluno tenha uma opinião mais crítica da
ciência, ele pode compreender assim que a ciência passou por um processo de várias
transformações e culturas. Mas para que isso seja possível é preciso conhecer as concepções
dos futuros professores sobre a importância da história da ciência, pois os futuros professores
são a base de uma educação de qualidade, e a partir deles serão formados alunos que terão a
oportunidade de uma educação de qualidade, que respeite sua necessidade não só acadêmica
mas também social. Por isso para o desenvolvimento deste projeto será aplicado, aos alunos
licenciando do curso de Ciências Naturais que cursam o primeiro e nono semestre, um
questionário contendo perguntas abertas com o objetivo de avaliar as concepções do Alunos
de Ciências sobre a importância da história da ciência para o ensino de Ciências. Serão
escolhidos os alunos do primeiro e do último semestre com a finalidade de avaliarmos se o
curso tem contribuído efetivamente nas concepções dos alunos sobre a importância da história
das ciências no ensino de ciências |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons