Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freitas, Maria de Lourdes Lazzari de | - |
dc.contributor.author | Souza, Isabela Karoline Rabelo de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Isabela Karoline Rabelo de. Inserção de atividades pedagogicas diferenciadas no ensino de ciências naturais. 2016. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo investigar a percepção de professores das séries finais do ensino fundamental
em relação às atividades pedagógicas diferenciadas no ensino de Ciências.
O interesse pelo tema deve-se ao fato de se entender os motivos que levam os professores a não diversificarem em suas metodologias utilizadas em sala de aula, em insistirem em apenas uma única forma de ensinar, visto que existem diversos tipos de atividades pedagógicas que podem ser utilizadas durante as aulas.
Os dados foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada realizada com quatro professores da rede pública que lecionam a disciplina de Ciências Naturais para as séries finais do Ensino Fundamental. Para os dados, utilizamos a análise temática dialógica de Fávero e Mello (1997). Os resultados evidenciaram que o
principal fator mencionado pelos professores para não utilizarem atividades diferenciadas no ensino de ciências é a falta de recursos didáticos que vão desde a falta de materiais específicos para desenvolver determinadas
atividades a falta de ambientes para se realizar atividades praticas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino - meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | Inserção de atividades pedagogicas diferenciadas no ensino de ciências naturais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-05T14:21:56Z | - |
dc.date.available | 2017-04-05T14:21:56Z | - |
dc.date.submitted | 2016-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16503 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aimed to investigate the perception of teachers in the upper grades of elementary school in relation to
differentiated educational activities in science teaching
Interest in the subject is due to the fact to understand the reasons why teachers do not innovate in their methods
used in the classroom, in insisting on only one way of teaching, since there are several types of educational
activities they can be used during lessons.
Data were collected through a semi-structured interview with four public school teachers who teach the
discipline of Natural Sciences for the final grades of elementary school. For data, we use the dialogical thematic
analysis Favero and Mello (1997). The results showed that the main factor mentioned by teachers not to use
different activities in science education is the lack of educational resources ranging from the lack of specific
materials to develop certain activities lack environments to carry out practical activities. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|