Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16502
Título: | Permanência, abandono e retorno : EJA, um caso de amor mal resolvido? |
Autor(es): | Costa, Matheus de Sales |
Orientador(es): | Guimarães, Eliane Mendes |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino fundamental Evasão escolar |
Data de apresentação: | Nov-2016 |
Data de publicação: | 5-Abr-2017 |
Referência: | COSTA, Matheus de Sales. Permanência, abandono e retorno: EJA, um caso de amor mal resolvido? 2016. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016. |
Resumo: | Neste trabalho, foi levantado o perfil do aluno da EJA no contexto de uma escola em Planaltina-DF, no seguimento ensino fundamental anos finais para poder discutir os motivos de permanência, abandono e retorno nessa modalidade de ensino. Foi uma pesquisa de cunho qualitativo na modalidade estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos alunos. Verificou-se que os alunos em sua maioria vêm de trajetórias escolares interrompidas muitas vezes marcadas por reprovações. No 6º ano há a predominância de mulheres e nas séries seguintes de homens, e esses homens em sua maioria de idade inferior a 18 anos, com renda familiar baixa e com predominância dos alunos de cor parda. Inferimos que os alunos que abandonam e retornam à EJA pelos mesmos motivos que são sempre relacionados, ao trabalho, a família ou então de ordem pessoal. No entanto, o retorno reiteradamente indica que têm vontade de concluir os estudos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons