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dc.contributor.advisorVargas, Eduardo Raupp de-
dc.contributor.authorAbe, Miyuki-
dc.identifier.citationABE, Miyuki. Inovação em serviços em uma unidade de negócio de uma empresa pública. 2009. 98 f. Monografia (Especialização em Orçamento e Finanças)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.en
dc.description.abstractVerifica-se, no mundo, um acelerado processo de globalização, caracterizado pela desregulamentação e internacionalização, os quais contribuem para uma maior competição dentro das economias nacionais, principalmente em atividades de serviços até então relativamente protegidas. O setor de serviços, considerado, durante muito tempo, essencialmente não inovador, apresenta-se como um setor bastante ativo em implementação de inovações, respondendo, atualmente, por cerca de dois terços do PIB das principais economias mundiais. Este fenômeno verifica-se especialmente nos serviços empresariais e nos serviços baseados em tecnologia de informação e comunicação (TIC), os chamados serviços intensivos em conhecimento (SICs), considerados os indutores de crescimento econômico. Neste contexto, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar as especificidades do processo de inovação em serviços de TIC no setor público, tendo como caso de análise a Superintendência de Negócio Administração Financeira (SUNAF), uma das principais unidades de negócio de uma empresa pública brasileira – o SERPRO. O marco teórico adotado permite a análise integradora do processo de inovação, complementado por uma abordagem que enfatiza as características e atributos de práticas inovadoras do setor público. Observou-se que no núcleo da motivação da inovação está a busca pela eficiência e eficácia da gestão financeira para viabilização de políticas públicas. Identificou-se que há uma intensa interação entre cliente e fornecedor que contribui para o aumento de eficiência dos processos de negócios e para a transferência de conhecimento, com geração de novos conhecimentos. Apesar da importância do processo de inovação em serviços, nota-se a ausência de um processo corporativo que institua um modelo de gerenciamento de inovação, capaz de transformá-lo em instrumento indutor de uma estratégia de inovação sustentável, visando potencializar o resultado empresarial.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEmpresas públicasen
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãoen
dc.subject.keywordInovações tecnológicasen
dc.titleInovação em serviços em uma unidade de negócio de uma empresa públicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-04-29T12:14:33Z-
dc.date.available2011-04-29T12:14:33Z-
dc.date.issued2011-04-29T12:14:33Z-
dc.date.submitted2009-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1649-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.1649pt_BR
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