Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16499
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThalissonDuarteSousa_tcc.pdf527,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atributos físico-hídricos do solo após 23 anos de adoção do sistema de integração lavoura-pecuária
Autor(es): Sousa, Thallisson Duarte
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Latossolos
Pastagens
Agropecuária
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 5-Abr-2017
Referência: SOUSA, Thallisson Duarte. Atributos físico-hídricos do solo após 23 anos de adoção do sistema de integração lavoura-pecuária. 2016. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Entre os principais desafios atuais da agropecuária estão a elevação dos índices de produção, com menor emissão de gases do efeito estufa, maior qualidade dos alimentos, com segurança alimentar, além da redução da necessidade de abertura de novas áreas, com menor consumo de insumos cujas reservas são finitas. Nesse contexto, os sistemas integrados apresentam-se como uma alternativa viável para o atual cenário da produção agropecuária. O objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos do sistema de integração lavoura-pecuária, após 23 anos de adoção, nos atributos físico-hídricos, de um Latossolo Vermelho no Cerrado. O estudo foi realizado em um experimento de longa duração, iniciado em 1991, localizado na Embrapa Cerrados, Planaltina, DF. As parcelas experimentais foram compostas por 50m x 40m, com sistemas de lavoura contínua sob plantio direto (L-PD), lavoura contínua sob plantio convencional (L-PC) e sistema de integração lavoura-pecuária (ILP). As amostragens de solo foram realizadas em oito pontos distintos distribuídos ao logo da parcela experimental, nas profundidades de 0 – 10 cm e 10 – 20 cm. Os atributos físico-hídricos do solo estudados foram: Densidade aparente (Ds), Porosidade total (PT), Macroporosidade, Microporosidade, Água Dísponível (AD) e Água Prontamente Disponível. Não foram verificados efeitos significativos do nível de fertilidade do solo e da sua interação com os sistemas de manejo (P<0,05). Na camada de 0 – 10 cm, o sistema L-PD apresentou a Ds inferior ao sistema ILP. O sistema L-PC apresentou valores de Ds intermediários, não diferindo dos demais sistemas. Não houve diferença significativa na PT entre os sistemas de manejo nas duas profundidades. Maior volume de microporos na camada de 0 – 10 cm foram encontrados no sistema L-PC, comparado ao L-PD e o ILP não se diferenciou dos demais sistemas. Para a macroporosidade em ambas as profundidades não foram obtidas diferenças entre os sistemas de manejo. Os sistemas de manejo também não se diferiram quanto ao volume de AD e o volume de APD em ambas profundidades estudadas. Dos fatores físico-hídricos estudados, apenas a densidade e a microporosidade foram alterados pelos sistemas de manejo adotados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons