Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16485
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThalesDeCastroSilva_tcc.pdf2,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação das condições de fertilidade do solo em áreas cultivadas com milho para silagem e de pastagem de tifton-85 : estudo de caso da Fazenda Água Limpa/ Brasília - DF
Autor(es): Silva, Thales de Castro
Orientador(es): Diogo, José Mauro da Silva
Assunto: Pastagens
Milho - silagem
Solos - manejo
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 4-Abr-2017
Referência: SILVA, Thales de Castro. Avaliação das condições de fertilidade do solo em áreas cultivadas com milho para silagem e de pastagem de tifton-85: estudo de caso da Fazenda Água Limpa/ Brasília - DF. 2016. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O manejo correto da fertilidade do solo é imprescindível para o sucesso de um empreendimento agropecuário. Com o melhoramento realizado nas espécies agrícolas, aumentando seus índices produtivos, os solos passaram a ser mais demandados nutricionalmente e a avaliação da fertilidade mais relevante nos sistemas de produção. Portanto, o objetivo desse trabalho foi avaliar, através da análise química, as condições de fertilidade de duas áreas distintas da Fazenda Água Limpa, pertencente a Universidade de Brasília. Uma das áreas é cultivada com milho destinado à silagem, e a outra com capim tifton 85 para pastejo de vacas leiteiras. A partir dos dados obtidos objetiva se ainda realizar um diagnóstico da área e traçar medidas para adequar os níveis de fertilidade para produção das referidas espécies. Foram avaliados os parâmetros físicos e químicos do solo na profundidade de 0 a 20 cm, como textura, matéria orgânica, teor de macronutrientes, pH, CTC potencial e saturação por bases e por alumínio. As áreas estudadas apresentaram variações significativas nos teores de argila e matéria orgânica, o que contribuiu para uma heterogeneidade das propriedades medidas. O P foi o elemento que mais apresentou deficiência, e o K se apresentou em níveis adequados para todas as parcelas analisadas. Em geral, a saturação por bases precisou ser elevada e a saturação por alumínio não se apresentou como limitante.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons