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dc.contributor.advisorMendonça, Ana Valéria Machado-
dc.contributor.authorNunes, Sete-
dc.identifier.citationNUNES, Sete. Diferenças e semelhanças entre Saude Coletiva e Saúde Publica na percepção de discentes da Universidade de Brasília e da Universidade de São Paulo. 2016. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva, 2016.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A saúde pública começa com as aglomerações urbanas, como uma função de estado que se impõem sobre o indivíduo e sua evolução segue a evolução do conhecimento científico, do conceito de estado, do desenvolvimento econômico, do modo de produção, das classes sociais, apresentando vieses conforme a época e a ideologia dominante, se caracterizando por um carregamento histórico. A saúde coletiva tem origem na crítica ao positivismo e à saúde pública tradicional que se afirmava no positivismo, na tecno-ciência e no modelo biomédico de explicar a vida. A saúde pública é rebatizada em saúde coletiva, redefinindo valores e o modo de conhecer o processo saúde e doença, a ciência deixa de ser percebida como ‘neutra’ e passa a ser instrumento de luta política tendo a realidade sanitária como seu objeto. Objetivo geral: Revelar o que pensam os discentes da UnB e da USP sobre o que é Saúde Pública e Saúde Coletiva. Objetivos Específicos: Comparar os perfis dos cursos de Graduação em Saúde Pública da USP e de Graduação em Saúde Coletiva na UnB; Caracterizar o perfil dos discentes da UnB e da USP que participaram da pesquisa. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa. Resultados: No plano teórico, os padrões de atuação em saúde se sucederam no tempo e ainda convivem. Um dos padrões é a Saúde Pública tradicional, fundada nos valores positivistas, se impõe como função do estado e da autoridade sanitária. A saúde pública tradicional encontra-se superada, foi substituída pelo novo padrão. A Saúde Coletiva parte da crítica ao positivismo e propõe a incorporação do social e do ativismo político. Os discentes quando colocados diante dos dois conceitos associam à saúde pública os processos estatais, principalmente “controle e gestão” e a Saúde Coletiva é associada aos processos sociais e aos determinantes da saúde.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subject.keywordSaúde públicapt_BR
dc.subject.keywordSaúde coletivapt_BR
dc.titleDiferenças e semelhanças entre Saude Coletiva e Saúde Publica na percepção de discentes da Universidade de Brasília e da Universidade de São Paulopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-04-03T16:23:47Z-
dc.date.available2017-04-03T16:23:47Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16462-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Introduction: The public health begins with urban agglomerations as a state function that imposes itself on the individual, and your evolution follows the evolution of scientific knowledge, the concept of state, economic development, mode of production, social classes, presenting views due to the epoch and the dominant ideology, characterized by a historical loading. The collective health has its origin on the positivism and traditional public health critiques, which affirmed in positivism, tech-science and on the biomedical model of explaining the life. The public health is renamed collective health, redefining values and the mode of know health and disease process, the science is no longer perceived as 'neutral' and becomes an instrument of political fight, having sanitary reality as its object.. General Objective: Reveal what the students of UnB and USP think about what is Collective Health and Public Health. Specific Objectives: Compare the profiles of the Undergraduation course in Public Health of USP and Undergraduation in Collective Health at UnB; Characterize the profile of the UnB and USP undergraduation students who participated in the research. Methodology: This is a qualitative-quantitative research. Results: This is a qualitative-quantitative research. Results: On the theoric level, health acting standards have been suceeded in time and still live together. One of the standards is traditional Public Health, based on positivist values, imposes itself as a function of state and sanitary authority. The traditional public health has been surpassed, replaced by the new standard. The Collective Health starts from the critique to positivism and proposes the incorporation of social and political activism. The college students when placed in front of the two concepts, they associate to the public health the state processes, mainly "control and management" and Collective Health associated with social processes and the determinants of the health.pt_BR
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



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