Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16455
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_KalineMariaFranca_tcc.pdf717,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação de efluente de esgoto doméstico tratado e água de córrego em diferente densidade de plantio da pimenta de cheiro
Autor(es): França, Kaline Maria Chagas de
Orientador(es): Sandri, Delvio
Assunto: Pimenta
Lodo residual como fertilizante
Águas residuais
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 3-Abr-2017
Referência: FRANÇA, Kaline Maria Chagas de. Aplicação de efluente de esgoto doméstico tratado e água de córrego em diferente densidade de plantio da pimenta de cheiro. 2016. ix, 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A produtividade pimenta (Capsicum spp) depende de vários fatores, como adubação, irrigação, controle de pragas e doenças, atributos químicos presentes na água, densidade de plantio, dentre outros. O trabalho teve como objetivo avaliar as características morfológicas das plantas e suas respectivas produtividades sob dois tipos de tratamento de irrigação e em dois espaçamentos diferentes. O cultivo da pimenta em campo foi realizado no período de abril a novembro de 2016, em delineamento experimental em blocos casualizado, esquema fatorial 2 x 2, sendo dois tipos de água (EET e Ac) e duas densidade de plantio (0,4 m x 1,0 m e 0,6 m x 1,0 m), com quatro repetições. Para manejo da irrigação foi utilizado o tanque “Classe A” e a umidade do solo monitorada com tensiômetros Os teores de sódio, cálcio, magnésio e razão de adsorção de sódio (RAS) no EET são maiores que os padrões recomendados para uso na irrigação. O número de frutos por planta, o diâmetro e comprimento médio dos frutos, diâmetro médio do caule e produtividade da pimenta de cheiro não foram influenciados pelo tipo de água e densidade de plantio, embora em valor absolutos estes parâmetros sejam maiores no tratamento irrigado como EET e menor densidade de plantio. O diâmetro médio do caule é maior no tratamento com água residuária e espaçamento entre planta de 40 cm.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons