Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1645
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_PatriciaBarbosadeCastro.pdf853,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os documentos do SIAFI como fonte de informações gerenciais
Autor(es): Castro, Patrícia Barbosa de
Orientador(es): Dantas, Gilvan da Silva
Assunto: Sistemas de informações gerenciais
Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI)
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 4-Abr-2011
Referência: CASTRO, Patrícia Barbosa de. Os documentos do SIAFI como fonte de informações gerenciais. 2009. 86 f. Monografia (Especialização em Orçamento e Finanças)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) é a fonte de dados principal para a coleta de informações orçamentárias e financeiras do governo, porém sua arquitetura é voltada para o processamento de transações e não a produção de informações gerenciais. Em geral, para recuperação destas informações é necessário conhecimento da estrutura contábil e da lógica de seus lançamentos. O presente trabalho realizou a analise do SIAFI como provedor de informações gerenciais, mas com foco em seus documentos e não em sua estrutura contábil. Um modelo conceitual de dados baseado na tecnologia data warehousing foi proposto, mas a maior contribuição deste trabalho é a analise das limitações existentes no SIAFI que possam impactar ou dificultar a extração e/ou a consolidação de informações gerenciais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1645
Aparece na Coleção:Orçamento e Finanças



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.