Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16449
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IgorBaconCarvalho_tcc.pdf1,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento e implantação da produção agroecológica de hortaliças, em sistema de cultivo protegido, no Núcleo da Missão Vida de Brasília, Sobradinho/DF
Autor(es): Carvalho, Igor Bacon
Orientador(es): Camillo, Julcéia
Assunto: Agroecologia
Horta comunitária
Hortaliças
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 3-Abr-2017
Referência: CARVALHO, Igor Bacon. Planejamento e implantação da produção agroecológica de hortaliças, em sistema de cultivo protegido, no Núcleo da Missão Vida de Brasília, Sobradinho/DF. 2016. 29 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Nos últimos anos observamos o crescimento de diversas instituições que não pertencem ao setor privado e nem ao setor governamental, aquelas chamadas de Terceiro Setor. Estas instituições, sem fins lucrativos, buscam melhorar a qualidade de vida da população e atender diversos anseios da sociedade. A instituição Missão Vida atua há mais de 30 anos na recuperação e reintegração de pessoas em situação de rua, sendo mantida por diversos colaboradores. Entre as atividades que têm a capacidade de recuperar e reintegrar pessoas à sociedade está a agroecologia. A horticultura com base nos princípios agroecológicos, pode ser utilizada como terapia ocupacional, além de capacitar mão-de-obra para o mercado de trabalho. O presente estudo teve como objetivo o planejamento e construção de estufa plástica e implantação de horta comunitária em sistema agroecológico, visando oferecer práticas pedagógicas, de terapia ocupacional e produção de alimentos na instituição Missão Vida de Brasília, Sobradinho/DF. Além disso, este estudo buscou demonstrar os benefícios que a agricultura agroecológica pode trazer para instituições filantrópicas, por meio da implantação de hortas comunitárias em sistema de cultivo protegido. Neste sistema é possível produzir hortaliças no período de entressafras e obter alimentos saudáveis sem riscos para a saúde, permitindo ainda, comercializar o excedente da produção com preços mais elevados do que aqueles produzidos de forma convencional. A estufa construída na Instituição também foi utilizada com fins pedagógicos no ensino prático de diversas atividades agrícolas, a exemplo da compostagem e correção de solo, capacitando os internos para o mercado de trabalho e facilitando sua reintegração social. A renda extra obtida por meio da comercialização da produção excedente tem diminuído gradativamente a dependência da Instituição por doações financeiras, permitindo, inclusive, aumentar também os investimentos na expansão da estrutura física e na melhoria dos serviços prestados à comunidade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons