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Título: Métodos de ensino de kanji : um estudo de caso de dois professores universitários
Autor(es): Santos, Tiago Silva dos
Orientador(es): Tanaka, Marcus Vinícius de Lira Ferreira
Assunto: Língua japonesa - estudo e ensino
Métodos de ensino
Kanji (Ideogramas)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 30-Mar-2017
Referência: SANTOS, Tiago Silva dos. Métodos de ensino de kanji: um estudo de caso de dois professores universitários. 2016. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta pesquisa trata dos métodos de ensino de kanji de professores de um curso de licenciatura de Língua e Literatura Japonesa de uma universidade pública do Distrito Federal. O objetivo é identificar os métodos de ensino de kanji que os professores utilizaram além das suas técnicas. O tema é justificado pela falta de estudos envolvendo o ensino de kanji no Brasil. Por se tratar de uma escrita diferente da utilizada no Brasil, que utiliza um sistema de escrita alfabético, o japonês utiliza um sistema misto de escrita composto por três tipos de sistemas de escrita (alfabético, silábico e logografico) sendo um dos obstáculos encontrados pelos professores na hora de ensinar o kanji. O trabalho possui como base teórica o conceito de método trazido pelo Vilaça (2008), pelo Leffa (1988) e pelo Carravetta (1991), além de alguns exemplos de métodos de ensinos (LEFFA, 1988), (CESTARO, 1999). A pesquisa é de natureza qualitativa (LÜDKE e ANDRE, 1986), (Creswell, 2010). Neste trabalho foram utilizados instrumentos de coleta de dados como: observação direta e questionário (BARCELOS e ABRAHÃO, 2010). Os resultados mostram que os participantes têmciência da importância do ensino do kanji e que as principais dificuldades encontradas no ensino de kanji têm relação ao aprendente. Neste trabalho também foi possível constatar a falta de métodos voltados ao ensino de kanji.
Abstract: This research deals with the methods of teaching kanji of teachers of a course of Japanese Language and Literature of a public university of the Federal District. The goal is to identify the methods of teaching kanji that teachers have used in addition to their techniques. The theme is justified by the lack of studies involving the teaching of kanji in Brazil. Because it is a different writing from the one used in Brazil, which uses an alphabetic writing system, Japanese uses a mixed writing system composed of three types of writing systems (alphabetical, syllabic and logographic) being one of the obstacles encountered by teachers when teaching the kanji. The work has as theoretical basis the concept of the method brought by Vilaça (2008), Leffa (1988) and Carravetta (1991), as well as some examples of teaching methods (LEFFA, 1988) (CESTARO, 1999). The research is qualitative in nature (LÜDKE and ANDRE, 1986), (Creswell, 2010). In this work, data collection instruments were used: direct observation and questionnaire (BARCELOS and ABRAHÃO, 2010). The results show that participants are aware of the importance of teaching kanji and that the main difficulties encountered in teaching kanji are related to the learner. In this work, it was also possible to verify the lack of methods related to the teaching of kanji.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Letras: Língua e Literatura Japonesa, 2016.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



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