Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1641
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_MarcioCunhaCoelho.pdf572,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Orçamento participativo : obstáculos e oportunidades
Autor(es): Coelho, Márcio Cunha
Orientador(es): Calmon, Paulo Carlos Du Pin
Assunto: Orçamento público
Administração pública - participação do cidadão
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 1-Abr-2011
Referência: COELHO, Márcio Cunha. Orçamento participativo: obstáculos e oportunidades. 2009. 74 f. Monografia (Especialização em Orçamento e Finanças)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O estudo analisa as dificuldades e potenciais para a efetiva implementação e ampliação das experiências de participação popular no Brasil. O presente trabalho , além de fornecer um panorama das experiências já realizadas ,indica ainda os avanços tecnológicos como possíveis ferramentas de disseminação e aprimoramento do orçamento participativo , seja pela função de possibilitar maior transparência , prestação de contas ou pela votação digital. Constatou-se na pesquisa , que problemas estruturais e culturais da política e gestão orçamentária no Brasil acabam contaminando ,também , a prática de orçamentação participativa , acarretando em baixa realização das demandas sociais e exploração política. Todavia , estes problemas não invalidam a participação popular , e sim reforçam a necessidade de maior controle social , engajamento e educação política para se alterar este quadro de falência de legitimidade da democracia representativa brasileira . Assim a participação popular tenta estreitar a descomunal distância entre o interesse público e a gestão governamental , resgatando as funções primárias do estado e trazendo , sobretudo , esperança.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1641
Aparece na Coleção:Orçamento e Finanças



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.