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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGeraldes, Elen Cristina-
dc.contributor.authorMartins, Marcus-
dc.identifier.citationMARTINS, Marcus. Comunicação e negritude: a representação de Iemanjá na moda brasileira. 2016. 77 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho investiga como Iemanjá é representada na moda brasileira. Para tanto, foram utilizadas coleções e peças em que a orixá, parte de religiões de matriz africana, serviu de inspiração para as marcas cariocas Farm e Isabela Capeto. A escolha dos casos foi feita baseada em procedimentos metodológicos qualitativos de forma a produzir uma análise comparativa e evidenciar as interpretações identitárias sobre os corpos que protagonizam as produções. Na sociedade capitalista em que organizações privadas criam representações padronizadas embranquecidas, o poder de segregar raças e culturas passa a não ser mais exclusividade do Estado. A exaltação de Iemanjá na moda desvela a inserção sincrética e paradoxal de, ao mesmo tempo em que se promove um convívio harmonioso de negros e brancos, o conflito é camuflado e o racismo, embora presente, é disfarçado. Verifica-se, então, de qual maneira a moda se posiciona dentro deste contexto para construir suas narrativas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordModa e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subject.keywordIemanjápt_BR
dc.subject.keywordModapt_BR
dc.subject.keywordReligiãopt_BR
dc.titleComunicação e negritude : a representação de Iemanjá na moda brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-03-29T19:18:36Z-
dc.date.available2017-03-29T19:18:36Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16401-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This paper explores the representation of Yemoja in Brazilian fashion. Therefore, collections and pieces of clothing that used this Orisha as inspiration were chosen for this study – the clothing brands Farm and Isabela Capet, from Rio de Janeiro, were analysed. The selection of cases was made based on qualitative methodological procedures in order to produce a comparative analysis of identity interpretations of the elements featured in the products. In capitalist society in which private organizations create standardized representations whitened, the power to segregate races and cultures spend no longer exclusive to the state. The exaltation of Yemoja in fashion reveals the syncretic insertion and paradoxical that, at the same time that a harmonious coexistence of blacks and whites is promoted, the conflict is camouflaged and racism, although present, is disguised. It is, then, demonstrated how fashion is positioned within this context to build its narratives.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



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