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https://bdm.unb.br/handle/10483/16388
Título: | Linguística gerativa e gramática na educação básica |
Autor(es): | Silva, Talita Gleycilane Mendes da |
Orientador(es): | Pilati, Eloisa Nascimento Silva |
Assunto: | Língua portuguesa - estudo e ensino Educação básica Gramática gerativa Gramática |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 28-Mar-2017 |
Referência: | SILVA, Talita Gleycilane Mendes da. Linguística gerativa e gramática na educação básica. 2015. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo relacionar os pressupostos gerativistas e as possíveis colaborações que eles têm dado ao “ensino” de Língua Portuguesa. Com uma metodologia de pesquisa e reflexão, investiga-se a contribuição dos conceitos da teoria gerativa e dos estudos ligados a ela em três vertentes relacionadas à sala de aula: quanto (a) ao conteúdo ministrado, ao que se entende por gramática; (b) à efetividade do material didático, dados os conceitos que exprimem; e (c) às práticas docentes, suas dificuldades e questões no ensino de língua materna e a metodologia de ensino adotada como causa ou consequência dos itens (a) e (b). Adota-se, como referenciais teóricos, as pesquisas de Chomsky (1965 e trabalhos subjacentes)
com os conceitos fundamentais da Teoria de Princípios e Parâmetros, a teoria de Kato (2005) sobre a gramática do letrado, a proposta de VanPatten (2003) sobre o input e o output, o trabalho precursor de Silva (2013) que relaciona o gerativismo e o ensino, e os trabalhos de Neves (1994), Costa e Barin (2003) e Pilati (2014) sobre a realidade atual da sala de aula. Conclui-se que o gerativismo tem contribuído de fato com conceitos que podem mitigar os problemas enfrentados no ensino de língua materna e trazer uma mudança significativa ao ensino. A necessidade de inovação nas práticas pedagógicas é iminente e os estudos linguísticos têm comprovado o atraso e a ineficiência das metodologias utilizadas na escola. Apesar de já existirem sugestões de propostas metodológicas sob o olhar gerativista, ainda há a necessidade de uma sistematização das propostas para que realmente haja mudança nas práticas docentes. A teoria e a reflexão estão postas, mas a orientação prática ainda é
deficitária. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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