Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1636
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_FelipeMeloBarjud.pdf238,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diretrizes para implantação do sistema de custos ABC para empresas públicas prestadoras de serviços
Autor(es): Barjud, Felipe Melo
Orientador(es): Mota, Francisco Glauber Lima
Assunto: Despesa pública
Contabilidade de custo
Empresas públicas - finanças
Custeio baseado em atividades (ABC) (Contabilidade)
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 31-Mar-2011
Referência: BARJUD, Felipe Melo. Diretrizes para implantação do sistema de custos ABC para empresas públicas prestadoras de serviços. 2009. 50 f. Monografia (Especialização em Orçamento e Finanças)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Motivado pela crescente evolução participativa do Setor de Serviços no Produto Interno Bruto brasileiro e sabendo que boa parte destes serviços são executados por empresas públicas nacionais, este trabalho, desenvolvido através de pesquisas bibliográficas, pesquisas documentais e experiências adquirida ao longo da carreira profissional no SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), teve por objetivo apresentar os conceitos e diretrizes para uma boa implantação e gerenciamento de um sistema de custeio baseado em atividades (ABC) em empresas públicas prestadoras de serviços. A metodologia de custeio apresentada evidencia a eficiência no consumo de recursos, destacando assuntos relevantes como a vinculação da Contabilidade Gerencial e a Contabilidade de Custos, onde neste último foram demonstradas: a importância da Gestão Estratégica de Custo (Gestão Competitiva ou Social); a importância do estabelecimento de Custos Padrões focado no Controle Empresarial; a importância do Controle da Ociosidade (Desperdícios) e as tão debatidas metodologias de custeio: Metodologia de Centro de Custo, Metodologia de Custeio Baseado em Atividades (ABC) e a Metodologia de Custo Total de Propriedade (TCO), sendo esta última voltada especificamente a empresas prestadoras de serviços de Tecnologia da Informação desenvolvedoras de softwares. Com a conclusão do trabalho foram apresentadas como resultados, considerações e diretrizes necessárias para o sucesso do plano de implantação da metodologia de custeio ABC: Diretrizes: conhecimento da estratégia empresarial a ser seguida (Competitiva ou Social), considerar aspectos gerenciais (Operacional, Tático e Estratégico), identificação dos processos produtivos da empresa com suas respectivas estruturas de custos e ter bem definida a cadeia de alocação dos custos (Recursos, Atividades e Objetos de Custos). Considerações: estabelecer uma previsão de custos para o controle gerencial (Custo Padrão), atenção aos elevados custos de pessoal nas empresas públicas 4 prestadoras de serviços, apoio empresarial ao nível de diretoria, comprometimento ao nível operacional e um sistema de informação adequado à metodologia.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1636
Aparece na Coleção:Orçamento e Finanças



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.