Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16352
Título: | Liga Design : reflexões e potencialidades da produção do conhecimento em design |
Autor(es): | Dantas, Ewerton Igor Santos |
Orientador(es): | Queiroz, Shirley Gomes Santos, Fátima Aparecida dos |
Assunto: | Design Pesquisa acadêmica |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 23-Mar-2017 |
Referência: | DANTAS, Ewerton Igor Santos. Liga Design: reflexões e potencialidades da produção do conhecimento em design. 2013. 82 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente projeto teve origem a partir de uma demanda particular de seu autor por fazer Iniciação Científica e seguir o campo acadêmico. Porém, esse processo revelou uma deficiência no sistema de ensino do curso relacionada à baixa presença da produção de pesquisa na graduação dos estudantes de design da Universidade de Brasília. A partir da reflexão acerca das peculiaridades e potenciais do contexto, parte-se para a modelagem de uma entidade estudantil que incentive o envolvimento de estudantes com pesquisa e extensão acadêmicas, amplie as práticas de ensino e vivência na universidade e transforme as perspectivas do curso com relação a suas próprias produções. O sistema proposto apropria-se do design de serviço para estruturar atores, relações e resultados, assim como abrange conhecimentos para a configuração de uma interface digital – um site – que converge as potencialidades do curso e dialoga com o público externo. |
Abstract: | This current project began from a personal demand of its own author who always intended to do Scientific Initiation and follow the academic field. However, this process revealed an issue in the course’s education system related to the low research production by undergrad students of Design at University of Brasilia. From the reflections about the peculiarities and context potentials, a student entity started to be modeled, focusing on encouraging students to involve with research and academic extension, magnifying the university experience and education practices and transforming the course’s perspectives about its own productions. The system proposed involves the Service design to structure actors, relations and results, as well as knowledge for a digital interface configuration - a website - which converges the potentialities of the course and opens dialogues with the external public. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2013. |
Aparece na Coleção: | Desenho Industrial - Programação Visual
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons