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dc.contributor.advisorCamara, Rogerio José-
dc.contributor.authorZapata, Sofia Cristina Ruiz-
dc.identifier.citationZAPATA, Sofia Cristina Ruiz. Conta-me: construção de narrativas como incentivo de diálogos afetivos entre adultos e criança. 2016. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016.pt_BR
dc.description.abstractNa filosofia clássica a emoção é vista como um sinal de impotência, que afasta o homem da racionalidade e expõem suas fraquezas. Essa concepção moldou a forma como lidamos com nossas emoções, e reflete na maneira como educamos as crianças. Além de suprimirmos constantemente o que sentimos, há uma tendência em acreditar que tudo que as crianças expressam é manha. Ignora-se que além de possuírem sentimentos e emoções tão complexos quanto os de um adulto, as crianças ainda não dominam a linguagem o suficiente para expressar em palavras o que sentem, dificultando a comunicação e aumentando seu incômodo e angústia. Em contraste à dicotomia entre razão e emoção proposta pelos filósofos clássicos, a psicologia cognitiva defende que o desenvolvimento da inteligência se dá de forma integrada entre as dimensões intelectual e afetiva. Portanto, compreender as emoções e saber exprimi-las tem sua importância não apenas para a maturidade e estabilidade emocional do indivíduo, mas também para o desenvolvimento cognitivo. Com base na pesquisa teórica, o objeto proposto pretende estimular a aquisição da linguagem a partir da criação de narrativas e gerar espaços de diálogos afetivos entre crianças e adultos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAquisição de linguagempt_BR
dc.subject.keywordNarrativapt_BR
dc.subject.keywordPsicologia cognitivapt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.titleConta-me : construção de narrativas como incentivo de diálogos afetivos entre adultos e criançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-03-23T14:41:12Z-
dc.date.available2017-03-23T14:41:12Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16349-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1In classic philosophy, emotions are seen as a sign of impotence, setting mankind apart from rationality and exposing our weaknesses. This conception shaped the way we deal with our emotions and reflects in the manner we educate children. Besides the constant suppress of what we feel, there is a tendency to believe that everything children express is tantrum. It is ignored that besides having feelings and emotions as complex as an adult’s, children still do not master speech enough to express in words what they feel, making it harder to communicate and increasing their distress and anguish. In contrast to the dichotomy between rationality and emotion proposed by the classic philosophers, cognitive psychology states that the development of intelligence rises from the alliance between the intellectual and affective dimensions. Therefore, being able to comprehend and express emotions is important not only for one’s emotional maturity and stability, but also to the cognitive development. According to the theoretical research, the object proposed intends to stimulate speech enrichment by creating narratives and affective dialogues between children and adults.pt_BR
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



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