Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16348
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CandiceBotelhoCoelho_tcc.pdf4,71 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Zooceno : a próxima idade da Terra
Autor(es): Coelho, Candice Botelho
Orientador(es): Perotto, Evandro
Coorientador(es): Brandalise, Isabella von Mühlen
Assunto: Realidade alternativa
Ecossistema
Design especulativo
Narrativa
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 23-Mar-2017
Referência: COELHO, Candice Botelho. Zooceno: a próxima idade da Terra. 2016. [63] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Uma crítica foi formulada referente ao método de abordagem do tema da apropriação do habitat dos outros animais, e como essa falta de identificação com o tema estaria sendo suprida por uma crença exacerbada na tecnologia como única solução de problemas na atualidade. Foi então que surgiu a especulação, “e se, em algum momento os animais tomassem consciência dessa má distribuição do seu espaço? E que tal, se eles decidissem fazer algo para recuperar, redistribuir e reorganizar o planeta?”. A partir daí foi criada uma narrativa. Uma história que fala sobre uma nova fase geológica do Planeta Terra, onde outras criaturas estariam organizadas, gerando novos problemas e desequilíbrios. Essa história gerou uma coleção de artefatos chamada “Arquivo Zooceno”, que representa o único material descritivo dessa civilização ao qual se tem acesso, incluindo um mapa, onde se pode pode ver como essa distribuição do espaço seria feita e partir de que critério essas criaturas seriam diferenciadas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2016.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons