Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16342
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MaiaraNeriJosino.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação da resistência com a umidade e com a densidade da madeira de um clone de Eucalyptus urophylla
Autor(es): Josino, Maiara Neri
Orientador(es): Vale, Ailton Teixeira do
Assunto: Madeira - densidade
Eucalipto
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 23-Mar-2017
Referência: JOSINO, Maiara Neri. Relação da resistência com a umidade e com a densidade da madeira de um clone de Eucalyptus urophylla. 2016. viii, 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Com a crescente utilização de madeira fez-se necessário a produção de clones de crescimento rápido e com boa qualidade física e mecânica, sendo o Eucalyptus um gênero que se adequa a essas características. A umidade da madeira mesmo não sendo uma característica intrínseca do material se relaciona à sua resistência, onde esta diminui com o aumento do teor de umidade. Este estudo tem como objetivo realizar a comparação da resistência mecânica da madeira saturada e da madeira a 12% de umidade de um clone de Eucalyptus urophylla. Coletou-se a madeira da fazenda Riacho, no município de Vazante em área da Votorantim Siderurgia (VS). As toras foram desdobradas e confeccionadas em corpos de prova para a caracterização física e determinação da resistência máxima em compressão paralela, compressão perpendicular, cisalhamento e flexão estática e módulo de elasticidade em flexão estática de acordo com a norma Copant. Os ensaios foram conduzidos em duas etapas, primeiro com a madeira saturada, seguido pela madeira a 12% de umidade. As médias de resistência máxima em todos os tipos de ensaio diferiram a um nível de significância de 5% entre os dois tratamentos, afirmando a relação entre resistência e umidade do material. As propriedades de resistência e módulo de elasticidade apresentaram tendência de redução com o acréscimo da umidade. Porém, as mesmas propriedades apresentaram tendência de aumento com o acréscimo da densidade do material.
Abstract: With the growing use of wood became necessary to produce clones of rapid growth and good physical and mechanical quality, Eucalyptus is a sort that suit these characteristics. The wood moisture is not an intrinsic characteristic of the material but it relates to their resistance, where it increases with increasing moisture content. This study aims to make a comparison the strength of the saturated wood and wood at 12% moisture content of a clone Eucalyptus urophylla. The wood was collected at Riacho farm in the municipality of Vazante in the area of Votorantim Steel (VS). The logs were split and made into samples for physical characterization and mechanical testing of parallel compression, compression, shear and bending in accordance with standard COPANT. The tests were conducted in two steps, first with saturated wood, followed by wood at 12% moisture. The averade of maximum strength in all types of test registered a significant difference at a level of 5% significance. Strength properties and elastic modulus tended to decrease with the addition of moisture. However, the same properties tended to increase with the increase of the density of the material.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons